Epífitas: as plantas aéreas são a nova tendência para a decoração das casas

Algumas plantas não necessitam de viver dentro de um vaso. Vivem no ar e sobrevivem através da humidade das nossas casas. Descubra aqui mais sobre as plantas epífitas!

Plantas aéreas
As epífitas são espécies de plantas aéreas muito interessantes na medida em que se desenvolvem por cima de outras plantas.

Plantas aéreas são plantas epífitas, ou seja, vivem sobre outras plantas, sem parasitá-las, apenas usando-as como apoio. Têm este comportamento pois assim conseguem um maior acesso à luz solar. O epifitismo é comum nas florestas tropicais, onde a competição por luz e espaço é ferrenha.

Estas plantas vivem maioritariamente presas a outras plantas, árvores, rochas ou à própria areia. As suas raízes, que são minúsculas, servem apenas para se ancorarem, mas não são realmente um elemento que usam para se alimentarem, fazem-no através das folhas que têm.

São principalmente nativas da América Central e África do Sul, em lugares que são simultaneamente desertos e selvas, ou zonas montanhosas e semi-áridas. De facto, podem adaptar-se muito bem a qualquer ambiente.

Algumas destas plantas conseguem também sobreviver no solo, quando a luz não é um problema. Outras adaptaram-se tanto que nem sequer se dão bem quando plantadas.

O facto é que existem diversas plantas aéreas, mas as que melhor sobrevivem sem terra e que mais são utilizadas de maneira ornamental são indiscutivelmente as Tillandsias, ou cravos-do-mato, um género de bromélia. Mas, quando se adquire uma planta destas, o que se deve ter em atenção? São fáceis de cuidar? Necessitam de muita luz?

Plantas epífitas
As plantas epífitas aéreas são capazes de reduzir a perda de água através da diminuição da transpiração e de absorver a humidade do ar. São plantas muito resistentes e autossuficientes.

Luminosidade

Estas plantas aéreas vivem em climas tropicais, e por isso, se queremos tê-las na Europa, é mais prático tê-las dentro de casa.

Dessa forma, podemos controlar a temperatura a que elas estão expostas e outros fatores que nos ajudarão a cuidar das plantas aéreas. Além disso, são muito práticas como plantas para escritório, já que as suas características e cuidados são ideais.

São plantas que amam luz indireta, vivem perfeitamente com luz artificial dentro de casa ou no escritório. As plantas aéreas têm um teor de água muito baixo, e por isso, quando expostas ao sol, devem ser pulverizadas para evitar que sequem.

Temperatura

As plantas aéreas precisam de ser protegidas, para poderem estar dentro de casa, especialmente em caso de tempo severo. Se o tempo estiver extremamente seco, será necessário regá-las para fornecer a humidade mínima de que precisam para viver.

As plantas aéreas são plantas que suportam faixas de temperatura muito amplas, mesmo assim, a temperatura a que estas plantas se desenvolve melhor é entre 18 ºC e 32 ºC. Nesta faixa é onde estão mais confortáveis.

Rega

As plantas aéreas devem ser regadas no mínimo 1 vez por semana, e no máximo 3 vezes. A planta deve ser colocada num recipiente com água durante 20-30 minutos. A água a usar deve ser água filtrada ou água da chuva, pois a água da torneira tem cloro, o que pode ser prejudicial para a planta.

Após este procedimento, deve ser retirado o excesso de água e deixar as plantas secar por completo. Contudo, uma planta com flor deve ser molhada apenas com spray, em vez de submersa em água. Após a rega, as folhas vão parecer mais duras, e um pouco mais escuras. Clareiam levemente quando precisam de água.

Poda

Quando as folhas secarem, basta puxá-las delicadamente para fora, ou então cortar apenas as pontas que secaram. Irão crescer novamente.

Decoração
As plantas aéreas são ideais para interiores e exteriores, pois não precisam de solo para crescer.

As plantas aéreas são atualmente uma tendência, não só pela sua aparência exótica, mas também porque são fáceis de cuidar.

São plantas que absorvem todos os nutrientes necessários para viver através dos tricomas nas folhas. Por esta razão, só precisam de luz, ar e humidade.