Enxame de abelhas causa atraso de 4 horas em voo nos Estados Unidos
Passageiros de um voo da Delta Air Lines que ia de Houston para Atlanta tiveram que enfrentar um atraso de mais de 4 horas, pois um enxame de abelhas decidiu apoderar-se de uma das asas do avião.
Um enorme enxame de abelhas pousou num dos aviões da companhia aérea Delta Air Lines que estava estacionado no Aeroporto Intercontinental George Bush na última quarta (03) na cidade de Houston, Texas, provocando transtornos aos passageiros e funcionários do aeroporto.
O voo 1682 da Delta, que sairia de Houston às 12h25 (hora local) com destino à cidade de Atlanta, sofreu um atraso de cerca de 4 horas após um enxame de abelhas estabelecer-se sobre a ponta de uma das asas do Airbus A320, que estava a ser preparado para o embarque dos passageiros. Uma utilizadora do Twitter e passageira deste voo relatou em tempo real toda a situação nas redes, enquanto assistia através da janela do terminal juntamente com os outros passageiros.
A Delta não deu detalhes de todas as medidas consideradas e tomadas para resolver a situação, mas no final as abelhas foram retiradas quando o avião foi empurrado do portão, onde estava estacionado, através de equipamentos de solo, sem passageiros a bordo. A empresa pediu desculpa aos seus passageiros e esclareceu que o atraso foi necessário para garantir o bem-estar das abelhas, dos passageiros e para não comprometer o avião.
"Acredite ou não, o voo 1682 da Delta de Houston-Bush para Atlanta sofreu um atraso ontem à tarde depois de um grupo amigável de abelhas evidentemente ter querido conversar com a asa de um dos nossos aviões, sem dúvida para partilhar as últimas notícias sobre as condições de voo no aeroporto", disse a companhia aérea numa declaração para a USA Today.
Incomum, mas não inédito!
Este tipo de situação a envolver abelhas e aviões realmente é algo bastante incomum e inusitado, contudo, não é inédito! Já foram relatados outros acontecimentos como este de Houston. Neste mesmo ano, em janeiro, um enxame de abelhas cobriu parte da asa de um avião da Latam no Aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, levando ao cancelamento de um voo que ia do Rio para a cidade de São Paulo.
Em 2019, um voo da Air India atrasou devido a um enxame de abelhas que pousou num avião e um canhão de água foi utilizado para retirar as abelhas. E em 2016 um caça F-22 Raptor ficou coberto por 20 mil abelhas em Virginia, nos Estados Unidos, com um apicultor a ter de ser chamado para ajudar a resolver a situação.
Alguns aeroportos têm estabelecido práticas e programas em prol da restauração e preservação do habitat das abelhas, com alguns aeroportos a contar com o trabalho de apicultores e instalação de apiários. O Aeroporto de Hamburgo, na Alemanha, foi o primeiro a introduzir um apiário em 1999.
Vingança das abelhas?
No final de abril de 2022, a Delta Air Lines foi responsável por uma tragédia ambiental, também a envolver abelhas! Cerca de 5 milhões de abelhas, que eram transportadas pela companhia com destino ao Alasca, morreram quando passaram por Atlanta.
As abelhas faziam parte de um carregamento encomendado por uma apicultora do Alasca, que tinha encomendado as abelhas para ajudar a polinizar as árvores da região, onde elas não são nativas. O voo que transportava as abelhas não chegou a Atlanta para o seu voo de ligação para Anchorage, e as caixas que as transportavam foram colocadas do lado de fora do compartimento de carga, onde foram submetidas a temperaturas elevadas e morreram.
Ironicamente, um ano depois, um enxame de abelhas atrapalhou um voo da Delta Air Lines para a cidade de Atlanta! Terá isto sido uma coincidência ou uma possível vingança das abelhas?