Entre Portugal e Espanha este é o maior lago artificial da Europa, rodeado de castelos e belezas naturais

Na região do Alentejo, muito perto da fronteira com Espanha, localiza-se um dos mais impactantes tesouros naturais de Portugal. Este lugar foi também declarado “Destino Starlight” pela Unesco, assumindo-se como um dos melhores lugares para contemplar as estrelas na Europa.

Na margem direita erguem-se imponentes sobre o Guadiana os castelos de Juromenha, Alandroal, Terena, Monsaraz e Portel.

Este local, situado ao longo do curso do rio Guadiana, transformou-se numa das maiores atrações do Alentejo, não só pela riqueza ambiental, como também por ser o maior lago artificial da Europa. Desta forma, o lago do Alqueva é um local ideal para relaxar e desfrutar de um ambiente natural incrível, graças à sua impressionante oferta de turismo ativo.

Detentor de uma superfície de mais de 250 quilómetros quadrados, esta albufeira abrange cinco concelhos pertencentes ao Alentejo, mas não só, pois acolhe também um rico património histórico e cultural. Na margem direita erguem-se imponentes sobre o Guadiana os castelos de Juromenha, Alandroal, Terena, Monsaraz e Portel e na margem oposta os miradouros de Mourão e Moura oferecem vistas inolvidáveis.

Conheça o que conduziu à criação deste lago artificial

O lago formou-se na sequência da construção da barragem de Alqueva, inaugurada em 2002 no âmbito de um ambicioso projeto hidráulico com múltiplos objetivos: assegurar o abastecimento de água ao Alentejo, permitir a irrigação de culturas agrícolas, gerar energia hidroelétrica e melhorar a navegabilidade do rio Guadiana. Contudo, além do seu impacto técnico e económico, a albufeira originou um novo ecossistema paisagístico e turístico que revaloriza o interior de Portugal, tradicionalmente mais despovoado.

Alqueva
É um bom sítio para fazer uma surpresa à família, para a levar num passeio pelas estradas panorâmicas em redor do Alqueva ou, melhor ainda, alugar um barco-casa e dormir debaixo de estrelas. O que também é uma ideia a considerar para um fim de semana romântico.

Nos seus 83 quilómetros de extensão, o lago “serpenteia” por colinas, pastagens e pequenas aldeias brancas como Monsaraz, Mourão, Amieira, Alqueva e Estrela. Estas aldeias, muitas delas com traçado medieval, conseguiram adaptar-se ao novo ambiente aquático sem perder a sua identidade rural. Caso as visite pode passear por ruas calcetadas, visitar castelos, provar a gastronomia alentejana, que é rica em pães, queijos, vinhos e pratos de caça, ou simplesmente contemplar o horizonte a partir de um miradouro natural.

O lago veio dar uma atmosfera surpreendente ao Alentejo. Onde antes havia campo, repleto de oliveiras, sobreiros e azinheiras, hoje observa-se água e vida renovada, com excelentes condições para atividades ao ar livre e para a prática de desportos náuticos como a vela, o ski e wakeboard ou para passeios em canoa e kayak. Para os amantes de caminhadas e bicicleta, há percursos sinalizados que se podem percorrer.

Um dos peculiares aspetos deste lago é a sua capacidade de oferecer um turismo sem sobrelotação. Por oposição à típica azáfama dos destinos de sol e praia, o Alqueva é um local onde o silêncio, as águas calmas e a vasta paisagem o convidam a relaxar e a desfrutar da tranquilidade.

A albufeira permite atividades como passeios de barco, remo, caiaque, pesca desportiva ou percursos de bicicleta em todo o seu perímetro. Foram também desenvolvidas pequenas infraestruturas portuárias para permitir a navegação de recreio entre as aldeias situadas nas margens da albufeira.

Além disto, os 1200 quilómetros de costa da albufeira permitiram também a criação de novas praias fluviais, como as de Monsaraz e Mourão, equipadas com guarda-sóis, zonas de banho, atividades náuticas e bares de praia. Certificadas com bandeira azul, estas praias representam uma alternativa no interior ao habitual turismo massificado costeiro.

Um lugar perfeito para observar as estrelas

O lago de Alqueva assume-se também como um dos melhores locais para contemplar o céu noturno em Portugal. Em 2011, a região foi reconhecida como a primeira “Reserva Starlight” do mundo, uma distinção atribuída pela UNESCO a locais com menor poluição luminosa e melhores condições para a observação astronómica. Graças a este reconhecimento, foram desenvolvidos centros de interpretação do céu, observatórios e alojamentos rurais especializados em astroturismo, como o Observatório do Lago Alqueva (OLA), localizado na Cumeada.

Esta é uma região onde o céu foi considerado pela UNESCO uma reserva para observação de estrelas. À noite, as luzes públicas são reduzidas ao mínimo, para possibilitar as condições perfeitas para ver o céu, mesmo para os mais astrónomos mais principiantes.

Outro fascinante aspeto do lago é a possibilidade de alugar barcos-casa, um tipo de alojamento que lhe permite navegar autonomamente e dormir na água. Esta opção, muito popular entre os turistas de nacionalidade francesa, alemã ou espanhola, permite-lhe percorrer a albufeira a um ritmo tranquilo, ancorar em enseadas isoladas e desfrutar do pôr do sol sem interferências urbanas. Do lado de Espanha, na província de Badajoz, os viajantes podem desfrutar de aldeias maravilhosas como Olivença e Cheles.

Central solar flutuante do Alqueva: um pioneiro na hibridação de energias renováveis

Inaugurada em 2022, a central solar flutuante de Alqueva representa o futuro da energia, combinando a inovação e a sustentabilidade. Iniciada após um projeto-piloto de sucesso na albufeira do Alto Rabagão, o Alqueva é hoje a maior plataforma flutuante de produção de energia solar da Europa e demonstra como os ecossistemas existentes podem ser utilizados para aumentar a produção de energia renovável sem prejudicar o ambiente natural.

Este conceito de combinação de múltiplas fontes de energia renovável num único local está a ganhar força em todo o mundo e o Alqueva está na vanguarda deste movimento.

Em 2023, o projeto solar flutuante de Alqueva venceu o European Sustainable Energy Award (EUSEW) na categoria de Inovação, um prestigiado prémio atribuído pela Comissão Europeia.

Estes reconhecimentos destacam o papel de Alqueva como pioneiro nas energias renováveis e a sua abordagem inovadora à hibridização de fontes de energia, soluções escaláveis que contribuem para os objetivos de descarbonização. Crédito: União Europeia, imagens Copernicus Sentinel-2

Em 2024 venceu o Prémio Edison 2024, que é a maior distinção do setor da energia elétrica, atribuído anualmente pelo Edison Electric Institute (EEI), uma associação que representa todas as empresas de eletricidade detidas por investidores dos Estados Unidos da América.

Referências da notícia

El lago artificial entre España y Portugal que es el más grande de Europa: 1.200 kilómetros de costa, castillos y bonitos pueblos. Daniel Borrego. Infobae. 31 março 2025.

Relaxar no Alqueva, o Grande Lago. visitPortugal.

Solar fotovoltaico flutuante do Alqueva. EDP. 20 março 2023.