Entre passadiços, castanhas e aranhas: descubra o lado mais surpreendente do Douro

Escondido entre paisagens deslumbrantes, este destino combina natureza, tradição e aventura. Conheça o refúgio onde trilhos, sabores autênticos e experiências únicas aguardam por si para uma viagem inesquecível.

Sernancelhe
Tem tudo para se tornar um dos passadiços mais famosos do país. Foto: Facebook

Não deixe que ‘Abril, água mil’ estrague os seus planos. É verdade que em 2025, o arranque do novo mês fez jus ao ditado popular, com a ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos, sobretudo a sul do rio Mondego — mas, será isso motivo para adiar uma escapadinha? Claro que não!

Afinal, alguns destinos têm encanto em qualquer estação — e a zona banhada pelo rio Távora, em Sernancelhe, é um deles.

O segredo mais bem guardado do Douro

Imagine um refúgio onde a natureza e a história se cruzam, longe das multidões e do ruído do dia a dia. Este pequeno paraíso, ainda um segredo bem guardado para muitos viajantes, tem vindo a ganhar novas infraestruturas que só acrescentam valor à sua beleza natural.

Um dos grandes destaques da região é o Açude do Távora, um espelho de água criado em 2011 que transformou a paisagem e trouxe novas espécies de aves para a zona. Podemos até dizer que é um verdadeiro cartão-postal da freguesia de Vila da Ponte.

Açude do Távora
Açude do Távora, na Vila da Ponte, recebeu Taça Regional Centro de Canoagem. Foto: CM Sernancelhe

“Desde 2011 que o curso do rio deu lugar a um imenso lago, que trouxe consigo novas espécies de aves e uma ‘paisagem de rara beleza’, que colocou a freguesia da Vila da Ponte na rota do turismo”, escreveu a revista ‘NiT’

Aliás, para os amantes da observação de aves, há um local imperdível: o Observatório de Aves Aracnídeo. Com um design arrojado em forma de aranha, este miradouro permite avistar espécies como o guarda-rios, a garça-real e até bandos de patos-reais. Se gosta de fotografia, leve a câmara, já que há sempre algo digno de registo.

Mas, se a sua paixão são as caminhadas, os Passadiços do Távora são a melhor forma de explorar a zona. Com cerca de 1,5 quilómetros de extensão (três, ida e volta), este percurso panorâmico é de dificuldade baixa e acessível a todos. E a vista? Simplesmente deslumbrante.

Ao longo do trajeto, a paisagem não desilude: o lago do Távora, os vinhedos que se estendem pelas encostas e o verde da montanha criam um cenário digno de um postal.

Nesta época do ano, as temperaturas amenas fazem destes passadiços um local perfeito para passeios relaxantes. Já no verão a praia fluvial de Vila da Ponte, com as suas piscinas flutuantes, é um ótimo refúgio para se refrescar. Inaugurada em 2021, tem "duas piscinas móveis para os mais pequenos", tornando-se, por isso, “muito procurada por famílias”, garante a ‘SIC Notícias’.

Outro ex-líbris da região é a Ponte Pedonal que liga Vila da Ponte a Freixinho. Inaugurada em 2015, esta estrutura em madeira e ferro tem 207 metros de comprimento e é um exemplo de simplicidade e harmonia com a paisagem. Se tem espírito aventureiro, pode continuar a caminhada pelo trilho PR4 de Sernancelhe, que, ao logo de seis quilómetros, atravessa uma paisagem rural encantadora. É percorrendo este percurso que chegará ao Observatório de Aves Aracnídeo.

Sernancelhe não é só natureza

Engana-se, porém, se pensa que Sernancelhe é só trilhos e paisagens deslumbrantes. Conhecida como a "Terra da Castanha", esta vila beirã é um verdadeiro paraíso gastronómico. Durante os Fins de Semana Gastronómicos do Porto e Norte, os restaurantes locais destacam a Castanha dos Soutos da Lapa, um produto certificado com Denominação de Origem Protegida (DOP).

Se quer uma sugestão, experimente o cabrito assado com castanhas na Casa do Avô ou visite a Quinta da Seara, uma das produtoras mais antigas da região, para conhecer melhor este fruto tão apreciado.

E já que falamos de tradição, não pode perder uma visita a Penedono. Aqui, o Castelo do Magriço ergue-se sobre a vila medieval, oferecendo uma vista de tirar o fôlego. Se procura um alojamento com história, o Hotel Rural Convento Nossa Senhora do Carmo, instalado num convento do século XVII, promete uma estadia única, onde o charme do passado se mistura com o conforto dos dias de hoje.

Centro histórico de Sernancelhe
Há muito para descobrir. Foto: CM Sernancelhe

Por fim, há um nome incontornável quando falamos de Sernancelhe: Aquilino Ribeiro. O escritor, nascido na aldeia de Carregal em 1885, é homenageado numa rota literária que percorre locais emblemáticos da sua vida e obra.

Com tanto para ver e fazer, a região do rio Távora merece a sua visita. Seja para um passeio sereno pelos passadiços, uma experiência gastronómica irresistível ou uma viagem pela história e cultura, há sempre algo de especial à sua espera. E então, já começou a preparar a mala?