Enormes incêndios nos EUA geram o caos e provocam inúmeros estragos

Enormes incêndios florestais têm lavrado no oeste dos Estados Unidos, originando níveis de poluição e destruição sem precedentes. Muitos milhões de pessoas continuam em risco e os incêndios deste ano já são os piores da história da Califórnia!

incêndios florestais; EUA; Califórnia; Oregon; Washington
Os incêndios florestais no oeste dos EUA têm provocado inúmeros danos, para além dos níveis de poluição sem precedentes gerados pelo fumo.

Foram registados níveis de poluição sem precedentes no sábado no Oregon, enquanto dezenas de milhares de bombeiros continuam a combater incêndios florestais mortíferos no oeste dos EUA. Noventa e sete grandes incêndios queimaram mais de 16.000 km2 através dos estados ocidentais, e foram dadas ordens de evacuação devido a 40 grandes incêndios na Califórnia, Oregon, Washington, Colorado, Idaho e Utah, de acordo com a National Interagency Fire Center. Alguns evacuados fugiram apenas com as roupas nas costas.

O fumo das chamas afetou toda a costa Oeste, representando um risco para a saúde de milhões de pessoas. Têm surgido relatos de como o ar está insalubre ou perigoso, segundo declarações do Departamento de Qualidade Ambiental do Oregon. As leituras da qualidade do ar em Portland foram as piores registadas desde que o departamento começou a monitorizar em 1985. Por lá, o fumo encheu o ar com um cheiro metálico acre.

Em Washington, o governador Jay Inslee encorajou os residentes do estado de Washington a permanecerem em casa tanto quanto possível, manter portas e janelas fechadas e evitar atividades extenuantes ao ar livre. Pelo menos 28 pessoas morreram e centenas de casas foram destruídas nos incêndios. Foram relatadas pelo menos 19 mortes na Califórnia, oito no estado de Oregon e uma no estado de Washington.

Mas o grande destaque nesta semana que passou vai para a grande cidade de São Francisco, Califórnia. Por lá houve dias em que o sol nem apareceu, por conta da enorme coluna de fumo que se instalou na cidade. Vários registos foram feitos por habitantes de todas as regiões da cidade e em todas o céu avermelhado, palco de um verdadeiro cenário apocalíptico, ganhou destaque.


Esta já é a pior temporada de incêndios florestais de sempre da Califórnia

A temporada de incêndios florestais 2020 já é a pior da história da Califórnia. Segundo Daniel Berlant, diretor adjunto do Departamento de Silvicultura e Protecção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire), este estado presenciou só neste ano 5 dos 10 maiores incêndios da sua história. Nesta temporada de incêndios, mais de 6300 estruturas foram danificadas ou destruídas e quase 13.000 km2 arderam.

Os estados de Oregon e Washington também foram severamente atingidos. Mais de 3500 km2 arderam em Oregon, e cerca de 2600 km2 no estado de Washington. Dezenas de pessoas estão desaparecidas no Oregon, 40.000 pessoas foram evacuadas, e mais de 3800 km2 arderam, de acordo com a Governadora Kate Brown. Cerca de 500.000 cidadãos encontram-se em diferentes níveis de zonas de evacuação, tendo-lhes sido dito para partirem ou para se prepararem para o fazer, e mais de 2.000 pessoas foram entretanto abrigadas pela Cruz Vermelha.