Em Espanha existe um incrível poço azul sem fundo: como é possível e onde fica?

Em Espanha é possível desfrutar de lugares incríveis e surpreendentes que são conhecidos em todo o mundo. Aqui vamos mostrar-lhe um pequeno recanto, pequeno mas surpreendente: um "poço" sem fundo. O que é realmente e onde fica?

Poço Azul Burgos Espanha
Em Espanha, existe um pequeno "poço"... que não tem fundo! Os especialistas ainda não conseguiram chegar ao seu fim. Na imagem, um exemplo de uma nascente cárstica.

Las Merindades e a zona de Los Paramos, no norte da província de Burgos, são o lar de uma longa lista de lugares incríveis. Entre outras coisas, é um paraíso para os amantes da natureza e da geologia, já que estas terras albergam alguns dos melhores exemplos de modelação cársica da Península Ibérica e do continente europeu, destacando-se o complexo de Ojo Guareña.

No entanto, existem pequenos recantos de grande e surpreendente beleza. No Parque Natural das Hoces do rio Ebro e Rudrón podemos desfrutar de impressionantes desfiladeiros, cascatas, nascentes de águas transparentes, aldeias encantadoras, florestas ou miradouros espetaculares. É precisamente aqui que vamos falar deste pequeno lugar (visto de fora).

Viajaremos até ao município burgalês de Tubilla del Agua. Este geotopónimo já nos dá uma pista muito importante sobre o que lá vamos encontrar. Não muito longe fica a aldeia de Poza de la Sal, famosa, entre outras coisas, pelo seu castelo, pelas suas minas de sal e por ser o local de nascimento do naturalista Félix Rodríguez de la Fuente. A cidade histórica de Burgos fica a pouco mais de 40 quilómetros.

Descobrindo os segredos do Poço Azul

Continuaremos até Covanera, uma aldeia bucólica que faz parte do município de Tubilla del Agua, onde encontraremos um lugar surpreendente e desconhecido para muitos, enquanto para os mergulhadores de cavernas é um lugar de culto: estamos a falar do incrível Poço Azul. Nos últimos anos, o lugar passou a ser conhecido como a "enseada" ou praia de Burgos, principalmente por causa das suas incríveis águas cristalinas.

Trata-se de uma impressionante nascente cársica, cujo caudal pode ultrapassar os 4500 l/s em períodos muito chuvosos. É também o local escolhido por muitos para dar um mergulho no verão, embora as suas águas só sejam adequadas para os corajosos: as suas temperaturas permanecem constantes durante todo o ano, entre 9 e 11 ºC. São de uma qualidade extraordinária e até têm trutas. Forma um pequeno riacho que, pouco depois, desagua no rio Rudrón.

O Poço Azul é um grande exemplo de ressurgência cárstica, com uns caudais muito variáveis dependendo da precipitação. As suas águas mantêm-se entre 9 e 11 ºC durante grande parte do ano.

A ressurgência alcança cerca de 8 metros de diâmetro e está situada sob uma grande parede de rocha calcária. No entanto, recomendamos que a visite quando a luz e a posição do sol forem favoráveis: poderá olhar para fora e vislumbrar até 10 metros de profundidade. E como vamos explicar, existe um misterioso e vasto mundo subaquático abaixo desta cota.

O Everest do espeleomergulho

O Poço Azul é também conhecido como o Everest do espeleomergulho. Lá em baixo, há um território de galerias submarinas e imponentes sifões que dão lugar a novas galerias, algumas delas mesmo sem água. Todos os anos, as campanhas de exploração continuam a descobrir novos recantos desta gruta colossal.

O acesso às galerias e sifões do Poço Azul só é adequado para investigadores e mergulhadores experientes, devido à complexidade e extensão do sistema. Por outro lado, o acesso a pé a partir de Covanera é muito simples e curto.

As primeiras explorações do Poço Azul de Covanera foram efetuadas na década de 1960. A partir dos anos 90, vários grupos de profissionais ingleses, holandeses e espanhóis exploraram-no em maior pormenor com novas e melhores ferramentas. Em 2010, o Poço Azul alcançou um recorde mundial de penetração subaquática, tornando-se na cavidade com o percurso linear submerso mais longo do mundo.

youtube video id=l8ZKgTPa5xU

Em 2014, um britânico e um holandês da equipa Cave Diving Group acrescentaram 1 km à marca de 2013, depois de passarem quatro dias debaixo de água. Assim, até à data, o total explorado é de.... 14 quilómetros! Só sete pessoas no mundo conseguiram percorrer os primeiros 6 km da gruta, enquanto apenas três conseguiram a proeza de penetrar até aos 14 km. É uma gruta indicada apenas para pessoas muito experientes, pois o percurso a partir de um ponto torna-se extremamente complexo.

Um lugar envolto em lendas

E, claro, este lugar tem a sua própria lenda. Diz-se que no interior do Poço Azul, nas profundezas da gruta, habita uma bela senhora de longos cabelos, cuja pele deslumbrante ilumina as galerias escuras por onde passa. Diz-se que esta rapariga seria na realidade uma nobre dama que ia a caminho da corte para se encontrar com o seu amado quando caiu no poço e nunca mais se soube dela.

Diz a lenda que a jovem não desiste de encontrar o seu amado e que, sempre que sente a presença de um jovem na margem do Poço Azul, emerge das suas profundezas por um momento, até se aperceber de que o jovem não é aquele por quem espera. Diga-nos se a viu, se decidir visitar este local encantador!