Em busca de adrenalina? Conheça a ponte suspensa escondida no coração de Portugal

Este fim de semana fuja do óbvio e leve a sua cara-metade até uma vista incrível. Saiba onde fica este tesouro nacional.

Passadiços de Rio de Mouros
Um programa diferente. Foto: Instagram / saraa_theexplorer

Precisa de um plano para impressionar neste fim de semana? Está cansado daquelas ideias mais tradicionais de jantar ou de oferecer o pequeno-almoço na cama? Não se preocupe, acreditamos ter encontrado a sugestão perfeita para celebrar o Dia de São Valentim — seja acompanhado, ou sozinho. Afinal, todos merecem um passeio especial, não é?

Este ano, esqueça o óbvio e aceite um plano original e emocionante. Imagine só: um passeio repleto de história, natureza e… uma ponte suspensa digna de um filme de aventura.

Em Condeixa, a poucos minutos de Coimbra, encontra-se uma das paisagens mais surpreendentes de Portugal. O melhor é que agora está ainda mais acessível graças a passadiços de madeira que levam os visitantes a um verdadeiro tesouro escondido.

Um passeio para todos

“A partir de 2023, visitar as Ruínas de Conímbriga, que se acredita terem sido habitadas desde o Neolítico, e a Cascata do Rio dos Mouros tornou-se mais acessível — e apelativo também”, começa por escrever a revista ‘NiT’. “Tudo graças à construção de passadiços em madeira ao longo das margens do rio, que estabelecem uma ligação entre uma das principais atrações do património natural do concelho e a ponte próxima das ruínas.”

Passadiços de Rio de Mouros
Tornou-se mais acessível. Foto: Facebook / Trilhos & Caminhadas

Sim, porque antes da instalação dos passadiços, a cascata só era acessível a pessoas com um mínimo de destreza física. Agora, estes passadiços são intercalados com troços de terra batida e estendem-se ao longo de ambas as margens do rio.

“Esta estrutura construída ao longo das margens do Rio dos Mouros proporciona uma experiência única aos visitantes, que agora têm mais um motivo para nos visitar”, salienta o presidente da Câmara de Condeixa, Nuno Moita. Aliás, o objetivo do projeto foi precisamente divulgar esta maravilha natural da região, que passou a estar ao alcance de todos.

Aceita o desafio?

Curioso? O percurso começa nas icónicas Ruínas de Conímbriga, um dos mais impressionantes vestígios da presença romana em Portugal. Entre mosaicos, termas e vestígios de uma cidade que já foi grandiosa, pode viajar no tempo antes de seguir caminho pela natureza.

À medida que avança pelo trilho, a vegetação vai-se adensando e o som da água corrente anuncia um espetáculo natural inesquecível.

A meio do caminho, uma plataforma panorâmica convida a uma pausa para contemplar o vale do Rio dos Mouros. Mas o verdadeiro momento de tirar o fôlego está no final: uma ponte suspensa que atravessa um riacho e que proporciona a melhor vista da imponente cascata que ali se esconde. O cenário é tão impressionante que há quem diga que parece saído de um filme de Indiana Jones.

Passadiços de Rio de Mouros
Uma experiência única. Foto: Facebook / Trilhos & Caminhadas

“É neste ponto que se obtém a melhor vista da cascata e da lagoa formada aos seus pés”, garante a mesma revista.

Seja para um passeio romântico ou para um desafio de casal, este trilho é a combinação perfeita de aventura e encanto. Se quer tornar o Dia dos Namorados inesquecível, troque o tradicional jantar à luz das velas por esta experiência única e termine com um piquenique à beira-rio.

Vai gostar de saber que, apesar de poder percorrer os passadiços durante todo o ano, uma das melhores épocas para apreciar a cascata é mesmo esta: entre novembro e maio. Isto porque, nos meses mais quentes, o caudal do rio pode diminuir consideravelmente, retirando a magia da cascata.

Ah, e se quiser um desafio maior, há um trilho de 23,5 quilómetros que liga Conímbriga às Buracas do Casmilo, pequenas grutas que se desenvolveram horizontalmente e cujas entradas podem atingir os 10 metros — mas isso já é para casais verdadeiramente aventureiros.

Então, atreve-se a atravessar esta ponte com a sua cara-metade?