Em breve: Portugal com trovoadas, granizo e descida da temperatura
Uma depressão isolada em altitude resultará, em breve, na ocorrência de aguaceiros, havendo risco de trovoadas e granizo nalgumas regiões de Portugal continental. Contudo, as poeiras do Saara e a antecipada diminuição das temperaturas poderão inibir o calor e a instabilidade prevista. Saiba mais aqui!
A primeira metade desta semana tem sido bastante quente, no entanto, uma depressão isolada em altitude continuará a gerar instabilidade, sobretudo no Norte e Centro do país, ao longo dos próximos dias. Além dos aguaceiros, há risco de trovoadas e granizo dispersos pelo território, mas localmente fortes.
Com a aproximação desta depressão, e apesar de continuar muito calor, as temperaturas deverão baixar significativamente no litoral, sobretudo a norte do Cabo Carvoeiro. As máximas não deverão passar dos 35 ºC na maioria das capitais distritais do interior entre hoje e sexta-feira.
Com base nos mapas de previsão da nossa confiança, a depressão poderá pôr fim ao calor anómalo à medida que, na segunda metade da semana, se for aproximando de Portugal continental.
As poeiras do Saara registarão, também, valores muito elevados esta quarta-feira, mantendo-se em suspensão, embora com uma gradual diminuição da sua concentração, até sexta-feira. Estas poderão inibir a instabilidade prevista e contribuir para a diminuição das temperaturas (ou pelo menos impedir o seu aumento) durante a reta final da semana.