Os efeitos da poderosa tempestade Dennis
Como fora previsto, a tempestade Dennis está a afetar o Reino Unido e outros países do Norte da Europa. Já foram emitidos mais de 250 avisos de inundação. Não perca as imagens!
Esta tempestade já causou estragos ao longo do Reino Unido. Vários países, como a Islândia e a Escócia, estão em alerta e as autoridades pedem à população para tomar precauções.
#SevereWeather #Dennis, uma tempestade recorde.
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) February 16, 2020
Nas últimas horas a sua passagem provocou rajadas de mais de 250 km/h na Islândia, ondas de 15 metros e inundações no Reino Unido. A sua pressão chegou a baixar até aos 920 hPa pic.twitter.com/q3iY5k7yDY
Foram registadas rajadas de 200 km/h, na Islândia e na Escócia, a agitação marítima também é preocupante. Em baixo, é possível ver um ferry a ser levado pela força das ondas.
CalMac ferry MV Caledonian Isles rocking violently in Ardrossan harbour as Storm Dennis hits Scotland. Credit: Stuart Bell #ardrossan #arran #stormdennis # weatherwarning #scotland #calmac pic.twitter.com/y7X0CPMm1Y
— The Daily Record (@Daily_Record) February 14, 2020
Já foram registadas duas mortes no sudeste de Inglaterra, e há centenas de voos a serem cancelados. Vários comboios também estiveram parados, devido às inundações. No vídeo vê-se a dificuldade na aterragem num dos aeroportos de Londres.
Video captures impressive Etihad A380 crosswind landing at London Heathrow during Storm Dennis today (Video: speedbirdtv). https://t.co/5JO5x17wSE pic.twitter.com/wxVkhSkxP0
— Breaking Aviation News (@breakingavnews) February 15, 2020
A intensa precipitação aumenta o risco de inundação e a cidade portuária de Tredegar, no sudeste do País de Gales acumulou uma impressionante pluviosidade de 105 milímetros, o equivalente a 105 litros por m2.
Our crews dealing with difficult conditions at Ponsticill reservoir #StormDennis pic.twitter.com/3ubDenElya
— Welsh Water (@DwrCymru) February 16, 2020
Ontem, alguns militares e membros da reserva militar construíram barreiras de proteção contra as inundações que afetaram a região de Calder Valley, em West Yorkshire. Os avisos de tempo adverso manter-se-ão, pelo menos, até amanhã.