Eclipse lunar penumbral será visível em Portugal esta sexta-feira
Na sexta-feira 10 de janeiro, vamos poder observar nas primeiras horas do anoitecer um eclipse penumbral. Ainda que sejam menos famosos que os eclipses parciais e totais, a sua origem é muito interessante. Saiba tudo aqui.

2020 será um ano recheado de fascinantes eventos astronómicos para contemplarmos o céu noturno. Desde superluas e eclipses lunares e solares, a chuvas de estrelas e conjunções de planetas, o primeiro evento do ano está já aí à porta.
A 10 de janeiro teremos um eclipse lunar penumbral que será visível a partir de Portugal. O último eclipse lunar visível desde Portugal ocorreu a 16 de julho de 2019 e o próximo será a 6 de junho de 2020.
O que é um eclipse penumbral?
O eclipse penumbral da Lua, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, é um fenómeno astronómico que ocorre quando a lua entra na região da penumbra da Terra, e resulta numa variação do brilho da lua. Isto sucede quando a lua, em fase de Lua Cheia, passa nos seus nodos ou na sua proximidade.
Anticipate the Penumbral Lunar Eclipse this Jan 11!
— syahirah_stargazer (@Astro_Syahirah) January 5, 2020
The moon will enter the penumbra area at 1.07 am, reach maximum eclipse at 3.10 am and exit the penumbra area at 5.12 am. At max eclipse, 90% of the Moon's disc will be partially shaded by the Earth's outer shadow (penumbra) pic.twitter.com/d3xxMjTmFE
De facto, a sombra projetada pela Terra tem duas zonas bem diferenciadas, a umbra e a penumbra. Enquanto que a umbra é uma área na qual a luz direta do Sol é completamente eclipsada, a penumbra caracteriza-se por ser um setor onde o Sol é visível apenas parcialmente. Desta forma, qualquer objeto (neste caso a Lua) que atravesse a zona da penumbra, continuará a ser iluminado, mas com menos intensidade do que a habitual.
Onde e quando o poderemos ver?
O eclipse lunar penumbral será visível na Austrália, Ásia, Europa, África, extremo leste da América do Sul, norte da América do Norte, Oceano Atlântico, Oceano Índico e Oceano Pacífico, surgindo ao final da tarde/anoitecer de amanhã (10 de janeiro).
Terá início por volta das 17:06 horas em Portugal (18:06 em Espanha), logo a seguir ao pôr-do-sol. Às 19:10 ocorre o meio do eclipse e dez minutos depois, dá-se o instante de Lua Cheia em Portugal continental. A Lua permanecerá na penumbra até pouco depois das nove da noite. A sua duração será de 4 horas, 4 minutos e 34 segundos.
Un #EclipseLunarPenumbral ocurrirá el 10 de enero del 2020, siendo el primero de los cuatro eclipses lunares penumbrales de 2020
— Clima Espacial GCE (@clima_gce) January 8, 2020
El inicio tendrá lugar a las 17:07 horas UTC
El fenómeno terminará a las 21:09 horas UTC#EclipseLunar
Hilo pic.twitter.com/9OHDTrr8Fy
Vamos poder observar a olho nu?
Sim, os eclipses lunares não necessitam de qualquer instrumento para auxiliar a sua observação. Se as condições meteorológicas permitirem, vamos poder observar o nascimento da lua já com o eclipse penumbral da lua a processar-se. O tempo previsto para 10 de janeiro em Portugal continental é de céu limpo em todo o país, com poucas nuvens. Trata-se de um fenómeno astronómico em que a variação do brilho da lua é quase impercetível, por isso, para o podermos apreciar, teremos de estar muito atentos à Lua.
Futuros eclipses lunares
Quatro eclipses lunares penumbrais serão visíveis no mundo inteiro em 2020. O primeiro será visível já amanhã, o segundo a 6 de junho, o terceiro depois do pôr do sol de 4 de julho, visível a partir da Europa Ocidental. O quarto e último ocorrerá entre os dias 29 e 30 de novembro.