É uma das viagens de comboio mais bonitas do mundo - e não podia ser mais portuguesa
Apesar de tudo o que possa pensar, deixar o carro de lado e viajar de comboio pode ser uma experiência verdadeiramente inesquecível. Este ano tem mesmo de conhecer o MiraDouro, um comboio que o leva a admirar a paisagem do Porto ao Pocinho.
Há algo de fascinante em apanhar um comboio e partir à descoberta. Não, não falamos de entrar num espaço fechado, apinhado de gente, e de contar todas as paragens com a esperança de chegar a Santa Apolónia antes das 9 horas. Nada disso.
Estamos a falar de chegar à estação com tempo, observar quem parte e quem chega, ver os comboios a afastar-se e sonhar para onde irão. Depois, com toda a calma, entrar na carruagem certa e esperar pela viagem que o levará a conhecer paisagens incríveis.
Apesar de raramente pensarmos neste tipo de experiências, há percursos de comboio que nos fazem recuar no tempo e sentir que estamos noutra época. Já outros dão a sensação de que estamos a entrar num universo ainda desconhecido e algo futurista.
Além de cenários espetaculares, as viagens de comboio oferecem tranquilidade e conforto num espaço onde pode ler um livro, colocar a conversa em dia ou até aproveitar para um momento de reflexão.
Através da janela de algumas locomotivas pode mesmo ter alguns dos melhores momentos das suas férias — e em Portugal não faltam oportunidades para isso.
Apesar de pequeno, o nosso país oferece-nos uma grande variedade de experiências. Seja turismo de praia, montanha, aldeias pitorescas, cidade ou campo, há opções para todos os gostos. E pode começar com uma boa viagem de comboio.
Se gosta de apreciar o caminho e não tem pressa para chegar ao destino, tem mesmo de conhecer este que é um dos caminhos de ferro mais bonitos do mundo — e que deve adicionar já à sua bucket list de 2024. O protagonista? O Comboio MiraDouro.
MiraDouro: no coração do Douro Vinhateiro
Esta é, provavelmente, a viagem de comboio mais conhecida de Portugal — e uma das mais recomendadas para os amantes de comboios. Tendo como estrela o pitoresco comboio MiraDouro, quem nele anda é desafiado a fazer uma viagem única à beira do Rio Douro.
Todos os dias, o comboio com as icónicas carruagens coloridas parte da cidade do Porto com destino à aldeia do Pocinho, no concelho de Vila Nova de Foz Côa. Depois, regressa. Os preços, esses, variam entre os 3,25€ e os 26,10€, dependendo das paragens de entrada e de saída.
Fazendo contas, é uma rota de três horas e trinta minutos de um extremo ao outro, mas é caso para dizer que nem vai dar pelo tempo passar. Afinal, quando se está imerso na paisagem, o relógio até parece andar mais depressa.
O conselho é da própria CP — Comboios de Portugal, mas nós sublinhamos por cima. Saindo do Porto, rumo ao Alto Douro Vinhateiro, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, o cenário urbano vai dando lugar às vinhas e socalcos sobre o Douro.
Pelo trajeto não faltarão pontos de interesse. Cada curva é uma nova admiração. Mas não nos podemos esquecer do encanto do próprio comboio.
O MiraDouro é composto pela locomotiva diesel da série 1400 e por carruagens turísticas Schindler, produzidas nos anos 1940 pela fabricante suíça homónima. Ao ambiente vintage, junta-se o entusiasmo de poder abrir as janelas panorâmicas e pendurar-se no parapeito para observar tudo sem filtros.
Se for do tipo de turista que gosta de tirar boas fotos, sugerimos que se sente à janela da última carruagem. Depois não diga que não avisámos.
Pode consultar todas as informações sobre esta viagem (como viajar, preços, onde comprar e horários) no site da CP.