É uma das melhores praias da Europa, mas nem os guias turísticos a mencionam
Guarde bem o segredo. O novo ranking da European Best Destination mostra as enseadas secretas que são verdadeiros paraísos para banhos — e Portugal é mencionado não uma, mas três vezes.
Portugal escapou à onda de calor que afetou vários países europeus na última semana, porém, o sol abrasador e as temperaturas elevadas vão instalar-se já esta semana. Assim o confirmam as últimas previsões da Meteored.
“É possível vislumbrar, para os dias de terça (23) e quarta-feira (24), valores de temperatura máxima substancialmente acima da média climatológica de referência, com várias regiões — inclusive no litoral — a registar até 15 ºC acima do normal, podendo nalguns casos ultrapassar este patamar!”
Já sabe onde vai passar estes dias? Afinal, temperaturas destas só pedem uma coisa: um mergulho.
Sim, sabemos que estamos em época alta, e que as praias estão atafulhadas. Mas há opções para fugir às multidões. E algumas delas até são premiadas.
Como já é habitual, a European Best Destinations (EBD) pensou nos turistas que só querem passar um dia descansado, longe das gritarias e das toalhas coladinhas. Por isso mesmo, o novo ranking divulgado pela organização que promove o turismo na Europa revela as melhores “praias escondidas, enseadas secretas e praias que os locais não querem que conheça”.
Da Croácia a Espanha, passando pela Turquia, Grécia e Portugal, esta lista inclui praias icónicas na Europa que "os moradores gostam de manter em segredo". Algumas delas, contudo, são tão escondidas e difíceis de alcançar, “que requerem algum esforço para chegar lá”, revela a “Forbes”. Alcançá-las faz parte da experiência.
“Nem sempre são de fácil acesso porque algumas estão localizadas em ilhas europeias. O que elas oferecem é tranquilidade inestimável, privacidade, beleza pura e águas cristalinas”, escreve a EBD. Sem grande surpresa, pelo menos para nós, três dos nomes presentes no ranking são portugueses — e um deles é tão secreto que só é acessível quando a maré está baixa.
Estamos a falar da praia de João D’Arens. Entre Portimão e Alvor, mesmo ao lado da praia do Barranco das Canas, é daquelas que só dá para estender a toalha quando a maré está vazia, se acede de barco, ou se ousa percorrer um caminho íngreme bem no meio da vegetação.
Esta praia secreta é tão mágica quanto de difícil acesso
“Visto de cima, o acesso parece mais difícil do que realmente”, avisa o site ‘Algarve Portugal Tourism’. Da mesma forma, também a praia parece menor, “pois encontra-se dividida ao meio” por uma falésia. Os dois lados estão ligados por um túnel aberto na própria rocha.
Rodeado por falésias imponentes e pelas águas cristalinas, é um destino que encanta os visitantes com a sua beleza natural e ambiente tranquilo. "Uma das características mais impressionantes são as formações rochosas que a rodeiam, que criam uma espécie de moldura", refere a 'New in Setúbal'.
Poderá chegar até à praia através de um caminho ligeiramente íngreme, que não é adequado para visitantes com mobilidade reduzida ou carrinhos de bebé. “Na maré baixa, pode chegar à segunda parte da praia localizada perto da Ponta João D'Arens”, escreve a ’Forbes’.
A maneira mais fácil de alcançá-la será estacionar no "Caminho da Praia do João D'Arens" e caminhar 10 minutos. Devido ao seu isolamento, a praia é popular entre os naturistas, "mas não é obrigado a despir-se", aconselha a EBD. "A coabitação é bem aceite neste pequeno canto do paraíso."
Mais representação portuguesa na lista
Outra das praias incluídas no ranking é a praia da Ponta Pequena, em Albufeira. Como o nome sugere, o areal não é muito extenso e o seu acesso também não é o mais fácil. “Esta magnífica praia escondida numa gruta aberta abre-se para o mar com um arco de rochas douradas", escreve a EBD.
Ainda que exista um pequeno trilho que percorre quase todo o caminho até a praia, o acesso pelo mar é mais recomendado. Mas não se esqueça de que, como Ponta Pequena fica quase totalmente submersa durante a maré alta, é mais seguro visitá-la quando a maré está baixa.
“Esta praia é realmente escondida, pequena, e irá proporcionar-lhe o máximo de privacidade. O percurso é magnífico, entre mar e serra num parque natural preservado, e a chegada a esta praia secreta é inesquecível”, destaca a plataforma.
Com muitas pedras e de águas límpidas, serve principalmente os moradores, já que tem capacidade para apenas dez a 15 pessoas.
Por se encontrar num estado quase selvagem, não existem acessos por estrada nem infraestruturas de apoio. Assim sendo, a única forma de chegar até lá será através de uma estrada de areia que se localiza a cerca de 100 metros do cruzamento para o Portinho da Arrábida.