É perigoso utilizar o microondas? Estes são os embustes mais virais nas redes sociais que precisa de conhecer
Sim, em pleno século XXI, ainda há pessoas que pensam que os microondas são perigosos. Mas perante o medo, saiba: aqui tem todos os argumentos necessários.
Talvez alguns de vós não se lembrem porque são muito novos, mas a frase que mais se ouvia nas casas de manhã era: "Noooo, la lecheeeee". E nada, estava fora (outra vez). Neste e em muitos outros aspetos, o microondas foi uma revolução.
Claro que, como todas as coisas boas, precisa de um arqui-inimigo e aqui está ele: a "ignorância". Bem, e como não temos dramas, temos de os inventar. Mas aqui vamos nós com todas as nossas armas: a ciência.
Os boatos mais absurdos sobre microondas
As moléculas de água têm uma extremidade com carga positiva e a outra com carga negativa. O campo eletromagnético gerado pelas microondas atua sobre elas como um íman. Faz com que elas se movam e é assim que o calor é gerado e a água ferve.
O movimento das moléculas não tem qualquer efeito sobre os alimentos nem sobre si: é, em última análise, inofensivo. O pior que lhe pode acontecer é queimar-se (o que não é pouco, não é?). Feitas as apresentações, passemos aos embustes.
Provoca cancro
Neste caso, a falta de conhecimento causa muito medo. A radiação utilizada pelas microondas é a radiação de radiofrequência. Está ao nível da emitida pela rádio, o nível mais baixo do espectro eletromagnético.
Em todo o caso, esta radiação encontra-se apenas no interior do microondas e é bloqueada quando a porta é aberta. Naturalmente, o importante é que o microondas, tanto a porta como o resto da estrutura, permaneçam intactos, intactos e em bom estado.
A comida é perigosa
Até os alimentos são radioativos, já ouvimos dizer. As ondas eletromagnéticas não são radioativas e, mesmo que fossem, não passariam para os alimentos.
Os nutrientes são destruídos
Com a explicação do seu funcionamento, isto já ficou claro. O microondas não destrói as moléculas, apenas as faz mover, por isso os nutrientes são "destruídos" tanto ou tão pouco como na cozedura normal. De momento, não é capaz de transformar alguns nutrientes noutros.
Só serve para aquecer
O micro-ondas tem muitas opções: descongelar se estivermos com pressa, cozinhar, gratinar... O problema é que a primeira função de aquecimento foi o que fez o seu sucesso e foi com ela que se manteve. Temos de explorar as alternativas, que são muitas.
Microondas e pacemakers são incompatíveis
Há já algum tempo que os aparelhos de pacemaker são modificados internamente para que não apresentem problemas e possam ser utilizados. Mas, como sempre, o microondas deve estar em boas condições.
Se tiver dúvidas sobre o aparelho, o melhor é consultar um cardiologista para confirmar que não há qualquer problema. No entanto, estas restrições são apenas se estivermos a uma distância de 15 centímetros quando o microondas estiver a funcionar.
Outros boatos absurdos
Algumas pessoas dizem que se colocar um telemóvel com o microondas desligado e ele tocar, é porque tem uma fuga. Não faz qualquer sentido, depende do telemóvel e do microondas. Também não há necessidade de experimentar, para não ficarmos sem telemóvel e sem microondas.
Informações importantes
O que tem de ter em conta são outros aspectos para evitar sustos desnecessários devido a um manuseamento incorreto do microondas.
Embalagens e microondas
Nem todos os recipientes são adequados. No caso do vidro não há qualquer problema, mas com os plásticos a situação é diferente. É necessário que o fabricante indique, através de símbolos (ondas num quadrado), que a embalagem é adequada para utilização no microondas. Se não for, é aconselhável que não a utilize. Como todos sabemos, o metal também não deve ser utilizado, sob pena de se produzirem as faíscas que já vimos anteriormente.
Ovos no microondas
Os ovos sem casca não devem ser introduzidos, pois a câmara de ar da casca pode expandir-se e pressionar a casca, provocando a sua explosão. No entanto, pode ser utilizado para cozer ovos sem casca.
Líquidos no microondas
Por vezes, não vemos as bolhas porque o líquido está a ferver, mas se o retirarmos, elas podem aparecer de repente e queimar-nos. Por isso, é aconselhável não encher completamente o recipiente e esperar alguns segundos antes de as apanhar.
Utilizá-lo para desinfetar esfregões
A ideia não é má, mas tendo em conta que não sabemos de que material é feito o esfregão e que com água a alta temperatura pode acontecer o que vimos no ponto anterior, é melhor abandonar esta ideia e colocá-los na máquina de lavar, que é igualmente eficaz e mais segura.
E como sabe, perante o medo: o conhecimento, e na cozinha: o microondas. Há muitas coisas importantes com que se preocupar na nossa alimentação, não deixemos que as mentiras desviem a sua atenção.