É oficial, o ciclone tropical Freddy é o ciclone tropical mais duradouro alguma vez registado, com 36 dias.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) declarou o ciclone tropical Freddy como o ciclone tropical mais duradouro jamais registado, com 36 dias de duração.

ciclone tropical
Trajetória do ciclone tropical Freddy entre fevereiro e março de 2023. Fonte: Zoom Terra.


O Freddy atravessou a bacia do Oceano Índico, desde a costa noroeste da Austrália até ao sul de África, em fevereiro e março de 2023. Causou perdas humanas e económicas significativas nos países mais afetados.

O ciclone tropical com maior longevidade: Freddy

Uma análise pormenorizada e a verificação da distância e da duração foram efetuadas por um comité internacional de peritos da OMM que trabalham sob os auspícios do Arquivo de Tempo e Clima Extremos.

O comité de avaliação reconheceu que a duração do ciclone tropical Freddy foi de 36 dias com o estatuto de tempestade tropical ou superior, estabelecendo um novo recorde mundial para a duração mais longa de um ciclone tropical.

Uma reanálise da duração do registo anterior do ciclone tropical John no Oceano Pacífico Norte em 1994 indicou que John existiu como tempestade tropical ou superior durante 714 horas, ou 29,75 dias.

Em termos de distância, de acordo com a análise da OMM, o ciclone tropical Freddy percorreu 12 785 km ± 10 km com uma categoria de tempestade tropical ou superior. O ciclone tropical John, havia percorrido 13 159 km ± 10 km com categoria de tempestade tropical ou superior, em 1994. Para colocar estes números em perspetiva, esta distância é equivalente a quase 33% da circunferência da Terra.

"O Freddy foi um ciclone tropical extraordinário, não só pela sua duração, mas também pela sua capacidade de sobreviver a múltiplas interações terrestres, o que infelizmente teve consequências significativas para as populações do sudeste de África", disse Chris Velden, membro do comité, especialista em ciclones tropicais e satélites da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.

Base de dados de extremos da OMM

A OMM atualizará o seu Arquivo de Tempo e Clima Extremos de modo a refletir o novo recorde. O arquivo inclui as temperaturas máximas e mínimas mundiais, os registos de precipitação, o granizo mais pesado, o período de seca mais longo, a maior rajada de vento, o raio mais longo e as mortes relacionadas com o tempo. É utilizado por historiadores do tempo e, cada vez mais, por decisores políticos.

Os eventos extremos apresentados para adjudicação no Arquivo de Tempo e Clima Extremos da OMM são "instantâneos" do nosso clima atual. É possível, e até provável, que ocorram eventos extremos ainda maiores no futuro.

"Quando tais observações forem feitas, serão formados novos comités de avaliação da OMM para os julgar", disse Randall Cerveny.

O comité de avaliação da OMM incluiu peritos do Centro de Alerta de Ciclones Tropicais de Melbourne (Gabinete de Meteorologia, Austrália), do Centro Météo-Regional Météorologique Spécialisé (CMRE) da Reunião (Météo-França, França) que previu o ciclone tropical Freddy, bem como cientistas de Espanha, Canadá, Hong Kong (China) e Estados Unidos.

Referência da notícia:
Earl-Spurr C., Langlade S., Krahenbuhl D., et al. New WMO Certified Tropical Cyclone Duration Extreme: TC Freddy (04 February to 14 March 2023) Lasting for 36.0 days. Bulletin of the American Meteorological Society (2024).