É oficial: em 2025, vamos poder andar em carros voadores!

Não tardará muito até deixarmos de ver estes veículos voadores apenas em filmes futuristas e de ficção científica. O carro voador estará na estrada dentro de apenas 2 anos!

carro voador
Preço de compra: 300 mil dólares, entrega prevista para 2025. Imagem de ilustração.

Está quase a tornar-se realidade! O carro voador foi finalmente aprovado para utilização. A Alef Aeronautics, uma start-up sediada na Califórnia, está legalmente autorizada a operar o seu carro voador no espaço aéreo americano.

Assim é desde que a empresa obteve o certificado especial de aeronavegabilidade emitido pela Federal Aviation Administration (FAA), a agência governamental responsável pela regulamentação e controlo da aviação civil nos Estados Unidos, revela Konbini. É a primeira vez que esta autorização é concedida a um veículo voador totalmente elétrico.

É certo que a autorização apenas diz respeito a voos de teste, mas Jim Dukhovny, o diretor executivo da empresa, está muito otimista: "É um pequeno passo para os aviões e um salto gigantesco para os automóveis".

Voar sobre obstáculos

Acabou-se o tempo perdido em intermináveis engarrafamentos graças a este incrível carro, chamado Model A. Um veículo elétrico com um design saído de um filme de ficção científica. As suas hélices fazem-no parecer um drone gigante. O Model A pode transportar até 2 pessoas. Poderá ainda funcionar em terra, com uma autonomia de 320 km no solo e de 177 km no ar.

Este carro voador descola verticalmente, como um helicóptero, "graças a um sistema de propulsão com oito rotores". E não se deixem enganar: não é preciso uma carta de condução normal para pilotar o Model A. Basta uma licença profissional de piloto de drones para viajar legalmente.

Na realidade, o modo de voo destina-se apenas a curtas distâncias. "O condutor utilizará o veículo como um automóvel e saltará sobre os obstáculos quando necessário", explicou o diretor executivo da Alep Aeronautics.

Tecnologia inovadora ainda reservada à elite...

Terá de pegar na sua carteira se o quiser comprar, porque o Model A custa nada mais, nada menos que 300 mil dólares, incluindo impostos. Por isso, nem todos poderão dar-se ao luxo de voar sobre uma autoestrada movimentada. De momento, o veículo está disponível para pré-encomenda por 150 mil dólares (138 mil euros), e mais de 440 pessoas já encomendaram o seu carro.

A start-up planeia entregar os primeiros protótipos aos seus clientes até 2025. No entanto, será difícil fazer a empresa arrancar mais cedo, porque mesmo que a tecnologia tenha sido aperfeiçoada, estes veículos especiais ainda precisam de ser regulados tanto no solo como no ar.

A empresa explicou que o carro, em modo aéreo, não seria capaz de atingir velocidades elevadas. E que foi concebido - por enquanto - para descolar na cidade, durante os engarrafamentos, por exemplo. A Alef Aeronautics ainda não revelou o seu carro do futuro, mas as primeiras demonstrações públicas não devem tardar...