Duas das melhores ilhas para fugir à confusão são portuguesas. Saiba quais são

Esqueça Mykonos, Ibiza ou Zanzibar. A CNN elaborou um ranking com as 10 “melhores ilhas da Europa para se afastar de quase toda a gente” — e Portugal aparece a dobrar.

Berlengas
Comece já a preparar as malas.

Ainda estamos em fevereiro, mas o verão não tardará a aparecer. Entre festas e celebrações, feriados e trocas de estações, quando der por isso já está na altura das férias — e poderá não conseguir planear tudo como quer em cima da hora. O melhor, é começar a fazê-lo já.

Quais são os lugares que quer visitar? Que tipo de atividades pretende fazer? A ideia é fugir das multidões? As ilhas podem ser uma boa solução, mas não pense que tem de ir para Bora Bora (Polinésia Francesa) ou para as Phi Phi (Tailândia) para ter uma escapadinha de sonho.

Na Europa há muitos destinos que merecem estar na sua lista de viagens. Desde locais conhecidos pela vida noturna, a lugares vulcânicos, existem perto de nós tesouros insulares que nunca mais acabam. Por saber bem disso, a CNN elaborou uma lista com as 10 melhores ilhas da Europa para quem quer afastar-se das confusões — e Portugal aparece duas vezes!

Portugal
Portugal está nos radares internacionais.

Deixe de lado Mykonos (Grécia) ou Ibiza (Espanha). Este ano, as propostas para umas férias relaxantes são outras. Entre nomes como Schiermonnikoog (Países Baixos), Heimaey (ilhas Vestman, Islândia) e Naustholmen (Noruega), há dois destinos bem conhecidos para os portugueses. Consegue adivinhar quais são?

Ilha das Flores

Localizada nos Açores, a ilha das Flores é uma das pérolas destacadas no artigo. “É o sonho de qualquer amante da natureza”, defende a CNN.

Lagos azuis, encostas verdes vívidas, vales profundos, cascatas e fontes termais em ebulição estão entre os inúmeros pontos turísticos da ilha vulcânica de 88 km2 que abriga cerca de 3.400 pessoas e onde se pode chegar por via aérea proveniente de outras ilhas açorianas.

O canal de notícias destaca ainda como “um dos locais mais mágicos das Flores”, a Rocha dos Bordões, uma formação geológica de colunas de basalto envoltas em vegetação “que mais parece o cenário de um filme de dinossauros”. Não nos surpreende saber, portanto, que há já várias pessoas que conhecem a ilha como “Parque Jurássico Português”.

Ilha das Flores
A paisagem faz jus ao nome.

Sugerimos que aproveite o tempo da estadia para contemplar algumas das mais belas cascatas e lagoas de Portugal, para nadar nas piscinas naturais de água azul-turquesa na ponta mais ocidental da Europa e para desfrutar as vistas imponentes dos miradouros.

O Poço Ribeira do Ferreiro (também conhecido como Poço da Alagoinha ou Lagoa das Patas) é um ponto a não perder. Apostamos que nem o trilho de 800 metros através da floresta será suficiente para retirar-lhe o encanto. Afinal, o percurso não é muito difícil, basta ir com calma e prestar atenção ao terreno escorregadio.

Da mesma forma, a Cascata do Poço do Bacalhau, o Miradouro do Portal e Fajã Grande devem fazer parte do guia de locais a visitar. E quantos dias é que serão os ideais para conseguir conhecer a ilha minimamente bem? Nunca menos do que três. O melhor será alugar um carro para conseguir deslocar-se com maior facilidade.

Berlengas

Assim como a ilha das Flores, as Berlengas, a cerca de 13 quilómetros da costa da cidade de Peniche, também são mencionadas pela CNN como uma das melhores sugestões.

Um dos destinos insulares mais surpreendentes de Portugal aguarda pelos visitantes que chegam de barco para passeios de um dia ou para acampar durante a noite no arquipélago das Berlengas, composto por três ilhas, maioritariamente desabitadas, na Reserva da Biosfera das Berlengas, classificada pela UNESCO.

Com águas cristalinas, uma grande diversidade de vida marinha e uma paisagem natural única, as Berlengas são mesmo um tesouro nacional de Portugal.

Berlengas
As Berlengas são o segundo nome português da lista.

Os visitantes podem aproveitar para fazer atividades como caminhadas, observação de aves, visitas a grutas e formações rochosas, mergulho, natação — ou apenas ficarem deitados nas praias.

A Berlenga Grande, a maior ilha do arquipélago, tem um parque de campismo aberto durante o verão, onde poderá pernoitar e observar a Via Láctea.

Se a ideia for mesmo sair de Portugal, pode sempre optar por algum dos restantes nomes presentes no ranking. Países Baixos, Irlanda, Escócia, Itália, Grécia e Finlândia são os países com ilhas na lista das melhores para se relaxar, segundo a CNN.