Dormir num galo gigante? Nas Filipinas é possível
A nova estrutura foi distinguida oficialmente pelo Guinness World Record em setembro e abriu aos hóspedes em outubro. Com 15 quartos, vistas incríveis e um design único, promete uma experiência inesquecível.
Se acha que já viu de tudo, prepare-se para se surpreender. Em Campuestohan Highland Resort, no topo das colinas da ilha de Negros Ocidental, nas Filipinas, ergueu-se o maior edifício do mundo com a forma de um animal em específico. Curioso?
“É um recorde peculiar, mas a verdade é que recebeu oficialmente o título do Guinness World Record a 8 de setembro”, escreve a ‘’NiT’.
Um hotel com forma de galo
Chamado "Manok ni Cano" (Galo de Cano), o edifício mede quase 35 metros de altura e foi oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records. Construído por Ricardo Cano Gwapo Tan, ex-vereador da cidade de Bacolod, o projeto reflete a ambição do antigo político de criar algo único e significativo. E conseguiu. É impossível ignorar esta estrutura imponente que celebra a importância do galo na cultura local.
Mas não se preocupe: apesar do formato inusitado, não terá de se deitar em palha, nem de se preocupar com a fragilidade da construção. O edifício gigante foi construído para resistir às tempestades e tufões do município montanhoso.
O hotel oferece 15 quartos confortáveis, todos com ar-condicionado. Curiosamente, nenhum deles tem janelas. O motivo? Preservar o visual das "penas" do galo. Para quem gosta de vistas, há um miradouro no topo, de onde se pode admirar as paisagens montanhosas.
Um alojamento dedicado “à indústria de caça de aves”, que emprega milhares de pessoas nas Filipinas
A escolha do formato não foi feita por acaso. O edifício é uma homenagem à indústria avícola da região, uma das principais atividades económicas locais. Só em Negros Ocidental há mais de duas mil fazendas de criação de aves de caça.
Tan acredita que o galo simboliza força, autoridade e tranquilidade, qualidades que diz estarem presentes no povo filipino. Além disso, este formato reflete a criatividade sem limites do proprietário, que vê o resort como o seu "parque de diversões" para realizar ideias inesperadas.
O resort onde se encontra este galo gigante, o Campuestohan Highland Resort, já era conhecido pelas atrações extravagantes, como edifícios em forma de dinossauro e mamute, um parque aquático e estátuas de super-heróis. Mas o "Manok ni Cano" é, sem dúvida, a estrela principal.
“O objetivo de Ricardo Tan, já nos seus 70 e poucos anos, sempre foi construir um mundo diferente, onde qualquer um pode ser uma criança novamente”, nota a ‘CNN’. O sonho começou em 2010, quando o antigo vereador comprou um terreno de cinco hectares para construir uma casa de descanso para ele e a mulher, Nita.
“A verdade é que não tem parado desde a sua inauguração, com a abertura de novas atrações e alojamentos peculiares. É o caso do edifício Manok ni Cano Gwapo, o tal em forma de galo, que demorou 456 dias a ser construído.”
Com diárias a partir de 75€, o hotel atrai famílias e grupos de amigos que querem mais do que apenas uma cama para dormir — querem uma experiência memorável. E, pelo que parece, muitos concordam: aberto aos hóspedes desde outubro, já tem as reservas esgotadas até ao final de 2025.
Então, se sonha em passar uma noite num galo gigante e explorar um resort que é um verdadeiro país das maravilhas, faça já a sua reserva online. Apostamos que será uma viagem inesquecível. Afinal, nas Filipinas a criatividade não conhece limites, e este hotel prova que até os sonhos mais bizarros podem ganhar asas.