Domingo chega a Portugal uma frente da tempestade Bert: eis as regiões afetadas pela chuva, vento e agitação marítima

Uma ciclogénese explosiva no Atlântico deu origem a Bert, uma tempestade que trará instabilidade atmosférica para Portugal continental já a partir do próximo domingo. Saiba quais os efeitos e as zonas afetadas.

Depois de alguma instabilidade associada à depressão Caetano, o dia de hoje espera-se nublado em grande parte do país, podendo contar com algumas abertas e ainda com a ocorrência de chuva fraca a moderada nas regiões Norte e Centro, ainda que nada de significativo.

Amanhã, sábado, não há previsão de precipitação para o continente, contudo, adivinha-se um dia nublado, com algumas abertas nas regiões Centro e Sul, podendo a nebulosidade voltar até ao final do dia e cobrir todo o território.
Assim sendo, no domingo o cenário meteorológico volta a agravar.

Os efeitos do ciclone-bomba Bert chegarão a Portugal

A mais recente nomeada tempestade Bert, originada a partir de uma ciclogénese explosiva no Atlântico, que deixou os Açores sob aviso amarelo desde a madrugada de hoje devido à precipitação forte, por vezes acompanhada de trovoada, irá também deixar efeitos adversos no Continente.

O fim de semana será, em geral, calmo. Contudo, a partir das últimas horas de domingo, o cenário começa a mudar.

Apesar de durante o dia de domingo não serem expectáveis grandes descargas, a chuva poderá cair pontualmente em alguns locais do Norte e Centro. Porém, será a partir das últimas horas do dia que estes efeitos se vão fazer sentir.

É esperada a chegada de uma linha de instabilidade carregada de humidade que irá descarregar bastante chuva, especialmente nas regiões Norte e Centro, durante a madrugada de segunda-feira. Esta descarga deverá estender-se até ao Alto Alentejo, antes de começar a dissipar-se.

O período mais crítico de vento forte e chuva intensa será durante a noite de domingo e madrugada de segunda-feira, não se descartando a ocorrência de estragos ou o risco de inundações ou cheias rápidas.

A acumulação de precipitação derivada deste episódio poderá ultrapassar os 50 mm em diversos locais do Norte e Centro do país. Ainda assim, a faixa litoral deverá ser a mais afetada.

Que outros efeitos, para além da chuva, trará Bert?

Para além da chuva, as rajadas de vento podem ultrapassar os 90 km/h nas últimas horas de domingo e nas primeiras horas de segunda-feira, essencialmente no noroeste do país, como se observa no mapa acima. Estas rajadas podem ainda ser sentidas nas regiões montanhosas no Norte e Centro, com mais impacto na primeira.

O mar também ficará agitado, com ondas de altura máxima de 7 metros, também na costa litoral norte, durante o dia de domingo e a madrugada de segunda-feira, podendo acalmar à medida que as horas passam.

Para acompanhar todas as atualizações face a esta previsão, mantenha-se atento a tempo.pt.