Dia Mundial do Meio Ambiente 2021: “restauração de ecossistemas”
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente a 5 de junho e tem como objetivo fomentar a preservação do meio ambiente. Em 2021, apela-se a uma ação global urgente para proteger e restaurar ecossistemas comprometidos pela humanidade.

Neste ano de 2021, o Paquistão, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), será o anfitrião mundial da data que apresenta como tema principal a Restauração de Ecossistemas no âmbito da campanha “Reimaginar, Recriar e Restaurar”. Pretende-se, acima de tudo, consciencializar para a importância da aproximação do ser humano ao meio ambiente. Esta data também vai assinalar o lançamento formal da “Década para a Restauração dos Ecossistemas 2021-2030”, uma iniciativa da ONU.
O objetivo desta temática é consciencializar governos, empresas e sociedade civil na importância da recuperação de ecossistemas que tenham sido degradados ou destruídos, assim como na necessidade de conservação e preservação daqueles que ainda estão incólumes.
Ecossistemas mais saudáveis, que possuam uma biodiversidade mais rica, darão origem a um enorme conjunto de benefícios para o planeta e garantirão a subsistência de milhares de milhões de pessoas que deles dependem.
#WorldEnvironmentDay is tomorrow#GenerationRestoration
— World Meteorological Organization (@WMO) June 4, 2021
Ecosystems and other nature-based solutions are vital for #ClimateAction and climate change mitigation to help reach the targets of the #ParisAgreement.https://t.co/1fckrJuqnl pic.twitter.com/5zxqhUa0Vd
Assim, proteger e melhorar a relação entre a sociedade e a natureza é um dever de todos e pequenas ações podem ter grandes impactos, daí se retira a necessidade e importância de discutir este assunto.
Liderada pela PNUMA e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a iniciativa da Década tem como finalidade o incremento em grande escala da restauração de ecossistemas decadentes para que nos adaptemos no combate à crise climática, evitando a potencial perda de um milhão de espécies, aumentando a segurança alimentar e assegurando o armazenamento de água.
A restauração de ecossistemas traz benefícios impressionantes. E cada um de nós pode fazer parte da #GeraçãoRestauração.
— Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (@UNEP_pt) June 4, 2021
Neste #DiaDoMeioAmbiente acompanhe os eventos do PNUMA sobre restauração dos biomas brasileiros! https://t.co/gm8LUsj8V6 pic.twitter.com/Hkao2tNeeo
Perante a tripla ameaça das alterações climáticas, perda da natureza e poluição, o mundo deve restaurar pelo menos mil milhões de hectares degradados de terra na próxima década. A área equivale ao tamanho da China. Um plano semelhante deverá também ser aplicado ao caso dos oceanos. Esta é uma das conclusões do novo relatório do PNUMA e da FAO.
Porque celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente a 5 de junho?
Foi no dia 5 de junho de 1972 que ocorreu a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano, a Conferência de Estocolmo. A reunião durou até ao dia 16 e juntou vários governos e Organizações Não Governamentais - ONG's.
Desde então, a data surge no calendário da ONU como o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Pequenos gestos que contribuem para preservar o meio ambiente
Um pequeno gesto para o Homem, um grande ato para a Humanidade. Assim se pode definir as pequenas, mas importantes ações que cada um de nós pode desempenhar no contributo para a preservação do meio ambiente. Faremos da Terra um lugar mais aprazível para as gerações vindouras se pusermos em prática no nosso dia-a-dia regras ou medidas como as que se seguem:
- Cuidar dos meios aquáticos como rios, lagos e mares, nunca deitando lixo nestes locais.
- Proteger os animais, as plantas e os jardins.
- Proteger os animais selvagens e as espécies em vias de extinção.
- Nunca deitar lixo para o chão e sempre que possível, recorrer à regra dos 3 R’s: reciclar, reutilizar e reaproveitar.
- Ajude a manter as praias limpas, deitando fora algum do lixo que lá foi abandonado.
- Reduzir o consumo de água: diminuir o tempo do banho e armazenar a água da chuva, reaproveitando-a para regar as plantas.
- Evitar o consumo excessivo de eletricidade, desligando os aparelhos elétricos que não estejam em uso e bem como as luzes das divisões da casa em que não esteja ninguém.
- Separação correta do lixo: garantir que os resíduos tenham o destino certo.