Celebra-se hoje o Dia Mundial do Clima!
Esta sexta-feira celebra-se o Dia Mundial do Clima por todo o mundo. Uma data de extrema importância, que merece toda a nossa atenção face aos desafios climáticos que a humanidade enfrenta. Fique a saber tudo sobre este dia, connosco!
Desde o ano de 1992 que o dia 26 de março é o escolhido para comemorar mundialmente o Dia Mundial do Clima. Esta data foi escolhida em 1992, durante a Convenção-Quadro das Nações Unidas para a Mudança Climática, tendo como objetivo sensibilizar a população mundial para a importância e a influência do clima assim como o impacto das alterações climáticas nas rotinas dos seres humanos.
O nosso planeta tem registado, nas últimas décadas, importantes variações climáticas resultado do constante desenvolvimento industrial e do aumento da população. As principais consequências apontadas são: o aumento do efeito de estufa, o aquecimento global, a contaminação ambiental, a sobre-exploração dos recursos naturais e a deterioração da camada do ozono. Tudo isto terá efeitos permanentes (e negativos) nos ciclos naturais do planeta Terra.
Um dos objetivos presentes na "Agenda 2030 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" da Organização das Nações Unidas (ONU), estabelece que se devem adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus efeitos.
O que podemos fazer pelo clima?
Existe um conjunto de perigos naturais associados às alterações climáticas, motivo mais que suficiente para os governos, os países, as entidades públicas e privadas tal como os cidadãos em geral adotarem um conjunto de medidas de mitigação.
Assim, é importante promover a aprovação e a aplicação de instrumentos legais de proteção do meio ambiente, promover o investimento em tecnologias que ajudem a captar o CO2, promover a produção e consequente utilização de fontes de energia renováveis como a energia solar e a energia eólica e racionalizar o uso de pesticidas e herbicidas na agricultura.
É igualmente importante, gerir com eficiência a utilização da água potável investindo, por exemplo, em sistemas de irrigação mais modernos, participar em acordos internacionais que promovam a proteção do meio ambiente, promover a educação ambiental e erradicar a prática indiscriminada de destruição das áreas florestais e dos incêndios criminosos em áreas protegidas.
Em tempos de pandemia, como tem sido hábito no último ano, as celebrações de dias como este devem ser desenvolvidas na segurança de casa. Assim, qualquer cidadão do mundo pode celebrar este dia, publicando fotografias ou vídeos alusivos ao clima utilizando o hashtag #DiaMundialdoClima.
Da mesma forma, a celebração pode ocorrer todos os dias, com ações relativamente simples: reduzir a utilização de plásticos descartáveis, plantar uma árvore (de preferência autóctone), realizar manutenções regulares aos veículos automóveis de forma a minimizar as emissões de gases com efeitos de estufa e diminuir a emissão de aerossóis.