Recorde: Dia Europeu do Mar foi celebrado a 20 de maio!

O 20 de maio é assinalado na Europa desde 2008 e foi instituído pela Comissão Europeia, pelo Conselho Europeu e pelo Parlamento Europeu para celebrar o Oceano. A Quercus deixa o alerta... E os Açores celebram iniciativa “Lixo Zero entre Mares”.

É sempre bom relembrar... o Dia do Mar! A importância do Oceano foi celebrada a vinte de maio na Europa.

Para assinalar o Dia Europeu do Mar a associação ambientalista Quercus deixou um alerta em defesa do uso sustentável dos recursos marinhos contra a pesca em excesso. Um dos principais problemas do Oceano, atualmente, diz respeito à sobre exploração excessiva da pesca, com vários estudos recentes a indicar que há pesca em exceso, pelo menos em 31,4 por cento do mar. A nível governamental têm sido por isso adotadas algumas medidas com vista à mitigação deste problema.

Em Portugal este ano, no que respeita à pesca da sardinha, uma das espécies mais capturadas por Portugal e Espanha, foi alargado o prazo de interdição da pesca e ao mesmo tempo, foram implementadas medidas de proteção nos locais de nidificação dos juvenis, onde foi decretada a proibição de pesca.

A Quercus defende que é necessáriofazer um uso sustentável dos recursos marinhos, uma vez que, à medida que a população mundial cresce, a dependência da proteína que é obtida do mar, também tem aumentado”, refere a associação Quercus que deixa um apelo para que sejam implementadas medidas mais ativas nas pescas.

Nos Açores o dia do mar é assinalado com mais uma iniciativa, a nona, da campanha “Lixo Zero no mar dos Açores” que vai decorrer até ao dia 8 de junho. Para além das ações de limpeza previstas em todas as ilhas, a iniciativa visa também a promoção do conhecimento do mar e a sustentabilidade das atividades marítimas.

Lixo Zero no Mar dos Açores

A iniciativa é organizada pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, pela Direção Regional de Cultura e pelo Observatório do Mar dos Açores. A campanha “Lixo Zero no Mar dos Açores", decorre em todas as ilhas do arquipélago. A campanha insere-se num conjunto de iniciativas inseridas nas comemorações do Dia Europeu do Mar.

Este ano, a conferência do Dia Europeu do Mar ocorre em 31 de maio e 1 de junho na cidade búlgara de Burgas organizada conjuntamente pela Comissão Europeia, o Governo da Bulgária e o Município de Burgas, incidindo o respetivo tema num debate de alto nível para incentivar o crescimento azul sustentável, gerar investimento e aumentar a cooperação conducente a uma expansão significativa da região do Mar Negro, além de uma sessão sobre como facilitar o acesso a fundos europeus para projetos de crescimento azul e de cooperação por bacia marítima.