Dia da Marmota 2024: o que é, quando e porque é celebrado?
O dia 2 de fevereiro marca o Dia da Marmota, uma tradição consagrada para prever o tempo nos Estados Unidos e no Canadá, que é celebrada de uma forma muito especial numa localidade da Pensilvânia.
Existem vários métodos tradicionais e pouco convencionais de previsão meteorológica que sobrevivem até aos dias de hoje. É o caso das cabañuelas ou das témporas (têmporas em português). Existe até um pequeno roedor nos Estados Unidos que, a cada 2 de fevereiro, sai da sua toca para nos dizer se o inverno vai ser longo ou se a primavera vai chegar mais cedo.
O seu nome é Phil, e a sua peculiar previsão meteorológica deu origem ao famoso Dia da Marmota. A origem desta celebração está relacionada com os agricultores dos Estados Unidos e do Canadá que, desde há muitos anos, preveem o fim do inverno desta forma tradicional. A sua previsão baseia-se no comportamento biológico da marmota quando sai da hibernação.
Dia da Marmota de Punxsutawney 2024
A popular marmota Phil é a principal protagonista do Dia da Marmota na localidade de Punxsutawney, na Pensilvânia. Ano após ano, a 2 de fevereiro, milhares de pessoas participam na "Desfile de Phil", um evento popular que tem lugar antes da esperada previsão do roedor.
Como é que a marmota Phil faz a sua previsão do "fim do inverno"?
A sua forma de o fazer, embora muito simples, suscita uma enorme expetativa. À volta da sua toca, um grupo de observadores espera impacientemente que a marmota saia. Uma vez lá fora, aguardam a reação do animal à sua sombra.
Se Phil vir a sua sombra e mostrar sinais de medo, pressente que o sol vai estar a brilhar intensamente, o que significa que o inverno vai persistir por mais seis semanas. Por outro lado, se Phil não vir a sua sombra e permanece imperturbável, isso é considerado uma previsão encorajadora de uma primavera antecipada.
Outras celebações do Dia da Marmota 2024
Apesar de Phil ser considerado a marmota mais famosa, não é o único "meteorologista" nesta forma peculiar de prever o tempo. Noutras zonas da América, há outras marmotas que também fazem esta previsão original. É o caso de Staten Island Chuck, uma marmota do jardim zoológico de Staten Island, em Nova Iorque, que celebra o seu próprio Dia da Marmota desde 1981.
Há também Wiarton Willie, a marmota de Ontário, no Canadá, que também celebra a sua interpretação única da previsão do tempo. Em 2024, esta celebração canadiana fará 68 anos.
Cada um destes "Dias da Marmota" tem tradições diferentes e estilos muito diferentes. Mas têm em comum a inevitável atração de milhares de pessoas que vêm de todo o mundo para desfrutar deste dia especial.
O que há de tão fiável na previsão do Dia da Marmota?
As expectativas e os debates sobre o futuro do inverno voltarão a marcar o Dia da Marmota de 2024. Quer Phil veja a sua sombra ou não, esta tradição de longa data baseada na cultura popular continua a atrair um vasto público.
No entanto, é imperativo reconhecer que a previsão de inverno de Phil é completamente infundada. Embora cultural e popularmente enraizadas, as previsões deste dia carecem de apoio científico. Consequentemente, a previsão do tempo oferecida por este simpático roedor não é um método fiável do ponto de vista meteorológico.
Para a maioria dos especialistas na matéria, a eficácia da marmota Phil é de uns modestos 40%, segundo dados compilados pela Biblioteca do Congresso dos EUA. Mas sim, o Dia da Marmota de Punxsutawney é uma grande celebração a não perder.
Um último ponto. Para que o grande protagonismo de Phil seja absolutamente claro, não pode perder o filme "Feitiço do Tempo" (título original Groundhog Day) de 1993. Nele, o ator Bill Murray interpreta um meteorologista que revive o Dia da Marmota de Punxsutawney vezes sem conta. Tudo isto acompanhado por uma jornalista surpreendida, interpretada por Andie MacDowell. Recomendamos-lhe vivamente que o veja no dia 2 de fevereiro!