Desenvolvimento histórico: o grande furacão Milton intensificou de categoria 3 para categoria 5 em pouco mais de 3 horas
O furacão Milton intensificou muito rapidamente e já atingiu uma intensidade de categoria cinco. Espera-se que a mega tempestade atinja a costa da Flórida entre quarta e quinta-feira.

As condições tornaram-se rapidamente muito graves no Golfo do México nas últimas horas, uma vez que a água muito quente influenciou a intensificação recorde do furacão Milton. Muitas pessoas acordaram com a tempestade como um furacão de categoria 3 e agora Milton já atingiu a categoria 5.
O furacão #Milton já atingiu categoria 5!
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) October 7, 2024
️ Este deverá fazer landfall na Flórida entre quarta e quinta-feira. https://t.co/fEIBkP4G2Z
Esta intensificação muito rápida nunca foi vista antes, uma vez que o cavamento foi 3 a 4 vezes superior ao ritmo necessário para uma intensificação rápida. O fortalecimento continuará durante o dia de hoje, com as condições a permanecerem favoráveis para a manutenção de uma tempestade de categoria cinco.
Milton era uma tempestade tropical há menos de 24 horas
O Centro Nacional de Furacões emitiu um aviso para a tempestade tropical Milton às 10h CDT (16h de Portugal continental) de ontem. Pouco depois, às 13 horas CDT, a tempestade tornou-se no furacão Milton, atingindo a intensidade de categoria 1. Durante a noite, o Centro estava a avisar que a tempestade se tornaria um grande furacão “ainda hoje”.
Hurricane Milton is undergoing one of the fastest rapid intensifications ever observed in the Atlantic.
— Colin McCarthy (@US_Stormwatch) October 7, 2024
It is now a 155 mph Category 4 storm, just 1 mph shy of Category 5 status.
Not a single weather model predicted the storm would strengthen this quickly. pic.twitter.com/DkUMOBvFU5
Às 6h CDT, Milton era um grande furacão de categoria 3 com ventos sustentados de 193 km/h. Isso não durou muito, pois a atualização das 8h05 mostra Milton como um furacão de categoria quatro, quase de categoria cinco, com ventos sustentados de 249 km/h. A pressão mínima registada da tempestade nessa altura era de 940 hPa, sendo provável um maior cavamento.
A intensificação desta velocidade está entre as mais rápidas jamais registadas. Há apenas dois dias, era a Depressão Tropical Catorze e é agora um grande furacão de categoria cinco. Embora impressionante, é um lembrete assustador de como as alterações climáticas estão a mudar os nossos padrões meteorológicos, tornando os furacões mais fortes e mais rápidos.
Evacuações e preparativos em curso
A maior parte da Flórida está agora sob estado de emergência, uma vez que o governador DeSantis aumentou o número de condados em perigo de 35 para 51. Embora apenas dois condados estejam sob ordens de evacuação obrigatórias no momento, evacuações em massa nos condados de Charlotte e Hillsborough são prováveis entre amanhã e quarta-feira.
Major Hurricane #Milton Advisory 10:
— Weather Track US (@weathertrackus) October 7, 2024
Milton continues to undergo an extreme, and historic phase of rapid intensification in the Southern Gulf of Mexico.
Milton is only outclassed by Wilma 2005 and Felix 2007 in the Atlantic.
Winds are now at 155mph, with a pressure of 933mb. pic.twitter.com/CVU7u3mLNs
O pessoal de emergência está à espera da maior evacuação desde o furacão Irma em 2017. Os residentes e visitantes da Flórida devem preparar-se ativamente para a tempestade iminente. O cone atual mostra que Milton se mantém como um furacão forte à medida que atravessa o estado, colocando mesmo as pessoas do interior em risco de vida.
I have never seen @Lowes in #StPetersburg this busy in preparation for a storm. It's like Black Friday in a mall. People are taking #Milton seriously. First time in my life I bought a generator too. #Flwx #HurricaneMilton pic.twitter.com/pB0DhKMNb9
— Jonathan Petramala (@jpetramala) October 6, 2024
Qualquer pessoa na Flórida deve manter-se muito atenta a esta tempestade, uma vez que é provável que se fortaleça ainda mais nas próximas horas ou dias. A tempestade tem o potencial de ser uma das mais devastadoras e dispendiosas de que há registo, caso as condições se mantenham como previsto.