Descubra os locais secretos de uma das costas mais fascinantes da Europa
A CNN encontrou alguns dos pontos ainda desconhecidos da Croácia. Se ficar apaixonado pelo país, pode sempre comprar uma casa por menos de 1€ e partir para a aventura.
Encontrar locais secretos para conhecer numa viagem é cada vez mais difícil. O que seria desconhecido há uns anos, com uma partilha no Facebook, Instagram ou Tiktok rapidamente tornou-se alvo de multidões curiosas e sedentas de likes nas redes sociais.
Ainda assim, existem alguns destinos que conseguem manter umas joias bem escondidas dos turistas mais cobiçosos. A CNN encontrou, aliás, os locais secretos de uma das costas mais belas da Europa. Consegue adivinhar qual?
Se hoje a Croácia é um destino frequente nas listas de viagens a fazer de muitos, o mesmo não acontecia há alguns anos. A ex-república jugoslava tem vindo a tornar-se popular — e há várias razões para isso.
Vizinha de Itália, quase “espremida” entre a Eslovénia, a Hungria, Sérvia, Montenegro, e a Bósnia-Herzegovina, a Croácia tem atrativos para todo o tipo de viajantes.
O que terá a longa costa de vários quilómetros de extensão por descobrir? E as mais de 1200 ilhas que vão fazer a alegria de quem ama praia e sol? Ou os dez sítios considerados Patrimónios Mundiais da UNESCO, os muitos parques nacionais e as várias cidades pitorescas cheias de ruínas romanas e bizantinas? Muito, certamente.
Apesar de ser um país pequeno, a Croácia é um destino geograficamente diversificado e com muitas coisas para ver. Conheça alguns dos destaques sugeridos no artigo da CNN, publicado a 28 de janeiro.
Split
Não, ninguém está a dizer que Split, a segunda principal cidade da Croácia, é um dos locais secretos do país. Não é. Mas é o ponto de partida para alguns desses sítios. Depois de um passeio pela zona histórica da cidade e pelas pitorescas ruínas do Palácio de Diocleciano, apostamos que vai querer fugir da confusão.
Opte por uma alternativa mais calma à praia Bačvice. Em vez disso, o artigo da CNN sugere que faça uma pausa rodeado pela relaxante vegetação de Marjan, um amplo parque florestal que cobre um promontório inteiro a oeste do porto.
Pode também ver a coleção de arte religiosa de Meštrović na igreja do século XVI, no complexo de Crikvina, a cinco minutos a pé.
Šolta
A partir de Split, consegue, facilmente, descobrir a ilha de Šolta, que acaba por ficar esquecida em detrimento dos vizinhos Hvar e Brač.
“Os iates já descobriram a localidade de Maslinica, na costa ocidental, com a sua marina bem equipada e a baía de Šešula profundamente recortada nas proximidades. No extremo leste, Stomorska é igualmente encantadora — fica também perto de alguns produtores de vinho da ilha, responsáveis pelo vinho tinto ‘dobričić’, encorpado, que é originário do país”, revela Mary Novakovich, autora do artigo.
Se gosta de passear na natureza, aqui pode aventurar-se por vários trilhos que se estendem pelas colinas e que oferecem paisagens incríveis do Mar Adriático e das aldeias costeiras. Para os amantes do mar, há ainda a possibilidade de fazer passeios de barco à volta da ilha e explorar enseadas escondidas, grutas e praias isoladas. Sugerimos ainda que faça uma pausa em Kaštelanac Agroturizam para uma prova de vinhos que inclui pâtés caseiros e pasta de azeitonas.
Lastovo
Mesmo separada por uma viagem de três horas de ferry desde Split ou Dubrovnik (um dos lugares mais visitados da Croácia), não desista de conhecer Lastovo. “Vale a pena o esforço”, garante a CNN.
"Toda a ilha é um parque natural, com cerca de 200 quilómetros de trilhos para caminhadas, passando por florestas e pequenas aldeias com casas de pedra e telhados de terracota. Este é mesmo o lugar para fugir de tudo e mergulhar em praias formadas por seixos, após uma caminhada pela floresta, enchendo-se depois com marisco grelhado num restaurante à beira-mar".
Siga até Zaklopatica, onde uma área de observação elevada, a cerca de oito minutos de carro do centro, oferece vistas fantásticas do horizonte. Aponte a dica: para ter acesso a uma paisagem ainda mais impactante, estacione o automóvel e caminhe por 400 metros até chegar ao pico de Sožanj. Há algumas ilhas mais pequenas ao redor da região, o que torna Lastovo uma das favoritas entre mergulhadores e praticantes de snorkel.
Ilha de Vis
Sabia que o filme “Mamma Mia! Here We Go Again” foi filmado na Croácia e não numa ilha grega? Vis foi o local escolhido como cenário e não nos surpreende.
Com águas turquesas, transparentes e de temperaturas agradáveis, a ilha é um verdadeiro cartão-postal — e uma espécie de pérola enigmática no meio do Adriático.
Muito antes de aparecer no cinema, entre 1950 e 1989, a ilha serviu como base militar da Jugoslávia, período no qual esteve fechada para visitantes. E é daí que vem parte do charme: no caminho para algumas praias, é preciso passar por fábricas abandonadas, fortificações cheias de graffitis e objetos sem uso. Há mesmo quem diga que a sensação é a de se estar num cenário pós-guerra — mas rodeado por mar paradisíaco.
Ao longo do artigo, Mary Novakovich evidenciou ainda o Delta de Neretva, no meio dos escarpados Alpes Dináricos, “repleto de pomares, canais, pântanos e lagos”, e a Península de Pelješac, “uma longa faixa de território a norte de Dubrovnik com alguns das melhores vinhas da Croácia”.
Já está a pensar marcar férias para descobrir melhor este país? Sugerimos que acrescente à lista de pontos a conhecer nomes como Milna, uma vila piscatória tradicional e autêntica, localizada na costa oeste da ilha de Brac, ou Vrbnik, uma cidade com pouco menos de 1000 habitantes.
E, se acabar por apaixonar-se pelo país, saiba que pode comprar uma casa por menos de 1€. Sim, leu bem. Legrad, uma cidade no norte da Croácia, tem tentado fazer com que mais pessoas se instalem na área. Para isso, está a vender habitações por recuperar por cêntimos.
A iniciativa já não é nova. Foi iniciada em 2018, para tentar contrariar a diminuição de população que se tem feito sentir desde o colapso do império austro-húngaro em 1918. Em janeiro deste ano, porém, as autoridades do governo anunciaram a venda de um novo lote de casas.
Contudo, existem alguns requisitos. Para poder comprar uma das casas, os candidatos devem ter menos de 45 anos, estar em união de facto conjugal ou extraconjugal e não ter antecedentes criminais. Os candidatos também não podem possuir propriedades — embora as autoridades não especifiquem se isto se aplica apenas na Croácia ou em qualquer parte do mundo.