Descubra os banhos termais mais espetaculares do mundo: conexão com a natureza e serenidade garantidos
Desde as pitorescas termas de Saturnia, na Itália, até às deslumbrantes águas termais de Pamukkale, na Turquia, mergulhe nesta viagem de bem-estar e beleza natural.
Todos nós já sonhámos em escapar da azafama do dia-à-dia e relaxar num spa, mas há lugares onde podemos viver estas experiências de forma natural, com vistas também elas impressionantes.
Se formos à procura destes lugares, encontram-se alguns dos banhos termais mais incríveis do mundo, localizados em diversas áreas geográficas e com características únicas. Ninguém pode perder estas impressionantes maravilhas naturais, algumas das quais bem próximas de nós. Por isso, apresentamos os 10 banhos termais mais espetaculares do mundo.
Saturnia, em Itália
Um dos lugares que parecem saídos de um sonho é Saturnia, na Toscana, Itália. As termas de Saturnia têm origem num rio proveniente de um vulcão extinto do Monte Amiata. As suas águas podem atingir temperaturas de 38°C e são usadas desde a Idade Média. Saturnia está associada a uma lenda que sugere que estas termas surgiram após um descontentamento de Saturno com os seres humanos, decidindo puni-los com raios que formaram as termas.
Pamukkale, na Turquia
Pamukkale tem uma longa história, com propriedades terapêuticas conhecidas desde o Século I a.C., que levaram à fundação da famosa cidade de Hierápolis. Os movimentos tectónicos da região formaram este lugar impressionante, cuja tradução significa “castelo de algodão”.
A beleza cénica única e espetacular rendeu-lhe a inclusão na lista de Património Mundial da UNESCO em 1988. As águas, a uma temperatura que pode chegar a 40°C, ricas em bicarbonato e calcário, oferecem um dos pores de sol mais espetaculares visíveis a partir das piscinas naturais.
Ma'in Hot Springs, na Jordânia
Estas piscinas de água natural situam-se a 264 metros abaixo do nível do mar, na Jordânia. As águas, com mais de 60°C, têm as suas cabeceiras numa montanha basáltica aquecida pela lava subterrânea. Três cascatas de água cristalina desaguam nas termas Ma’in Hot Spring.
Bagby Hot Springs, nos Estados Unidos da América
Localizado na floresta remota de Oregon, nos Estados Unidos, Bagby Hot Springs é um refúgio sereno e apaziguador. Construídas em 1920, estas fontes termais são usadas para as práticas de lazer e recreio. Com temperaturas entre 49°C e 60°C, as águas apresentam elementos e propriedades naturais como o sódio, que proporcionam bem-estar e benefícios para a saúde.
Umi Jigoku, no Japão
Conhecido como “o inferno japonês”, este local possui piscinas com cores extravagantes. Porém, devido às altas temperaturas, que podem atingir os 99°C, é impossível tomar banho nelas. O mais famoso é o inferno vermelho, em Shibasaki, cujo vermelho intenso é produzido pelas componentes das águas, ricas em magnésio e óxido de ferro.
Blue Lagoon, na Islândia
Considerado o banho termal mais bonito do mundo por turistas e visitantes, o Blue Lagoon, na Islândia, apesar de não ser completamente natural devido à localização nos arredores de uma central geotérmica, é um espetáculo para os sentidos. Desde a abertura em 1987, as águas ricas em sílica proporcionam uma experiência única, com a sua cor azul brilhante.
Termales de Santa Rosa de Cabal, na Colômbia
Com uma cascata gigante como protagonista, estas termas colombianas são conhecidas mundialmente. Localizadas a oeste de Bogotá, as águas, ricas em sais minerais curativos, podem atingir os 70°C. Ao longo do curso de água, a temperatura diminui até atingir aproximadamente 40°C nas piscinas naturais.
Chena Hot Springs, no Alasca
Num dos lugares mais frios do mundo, as espetaculares águas termais do Alasca atraem milhares de visitantes todos os anos. Com temperaturas até 76°C, os viajantes podem desfrutar não só do calor das águas, mas também das incríveis auroras boreais que o local oferece.
Szechenyi, Budapeste, na Hungria
Um dos balneários mais famosos da Europa, o Szechenyi, em Budapeste, Hungria, oferece 15 piscinas diferentes para desfrutar. Construído em 1913, as suas águas, com diversas propriedades terapêuticas, ajudam a aliviar as dores articulares.
Hammam, Granada, em Espanha
Conhecido por tratar-se do primeiro banho árabe de Espanha, Hammam, em Granada, é um lugar especial. Após um longo período encerrado, reabriu em 1998 para fruição dos visitantes. Com piscinas de água a diferentes temperaturas, este local histórico oferece uma experiência relaxante e cultural único.
Estas maravilhas da natureza atraem visitantes e turistas de todo o mundo, que procuram por momentos para relaxar, conexão com a natureza e, também, benefícios para a saúde. Estes são apenas dez dos milhares de banhos termais espalhados pelo mundo, surpreendendo todos aqueles que decidem visitar estas unidades termais.