Descubra o que torna esta praia num destino único e digno de “um amor e uma cabana”

Escondida entre as falésias de Sesimbra e acessível apenas por trilhos ou barco, esta praia selvagem está a conquistar cada vez mais aventureiros à procura de um refúgio especial. Prepare-se para se apaixonar por este cenário deslumbrante, onde a natureza pura e intocada oferece uma experiência que vai muito além do comum.

Praia da Ribeira do Cavalo
Um tesouro não tão secreto. Foto: Tripadvisor

Durante anos, este destino permaneceu bem guardado, mas agora está a emergir, como um tesouro oculto prestes a ser desvendado. Esta é a primeira das praias selvagens a oeste de Sesimbra, e está a ser descoberta por um número crescente de pessoas. Consegue adivinhar o nome da praia de que falamos?

Não? Deixamos mais uma pista: o extenso areal, mesmo durante a maré alta, e a paisagem envolvente dão um novo significado ao slogan "vá para fora cá dentro".

Se está à procura de uma praia que não aparece nos roteiros turísticos habituais e que oferece uma boa dose de aventura, então a Praia da Ribeira do Cavalo deverá ser o seu próximo destino obrigatório.

Escondida em Sesimbra, a apenas cerca de 40 quilómetros de Lisboa, esta joia selvagem parece ter saído de um filme, daqueles em que o protagonista encontra um refúgio secreto no fim do mundo.

“Para quem gosta da natureza no seu estado mais puro, a Praia do Ribeiro do Cavalo é uma excelente alternativa às praias mais urbanas da zona de Lisboa e Setúba”, lê-se no blogue ‘VagaMundos’.

Parece um exagero, sabemos. Mas, quando nos referimos a “refúgio secreto no fim do mundo” não é por acaso. É que, ao contrário do que acontece com a maioria das praias de Portugal, a Praia do Ribeiro do Cavalo não conta com qualquer acesso por estrada.

Para aceder a este local só há mesmo duas hipóteses: através de barco ou caiaque (acesso pelo mar) ou por meio de um pequeno, mas sinuoso, trilho pedestre.

Se o seu espírito aventureiro está bem acordado e à procura de um bom desafio, sugerimos que faça o percurso a pé. “Uma vez em Sesimbra deve seguir em direção ao Porto de Abrigo da vila piscatória/Parque de Campismo Forte do Cavalo”, começam por explicar Anabela e Alexandre, os autores do ‘Vagamundos’.

“Pouco após o Porto de Abrigo de Sesimbra a estrada de alcatrão dá lugar a uma estrada de terra batida. Siga por essa estrada e estacione o carro.”

O início do trilho que dá acesso à Praia do Ribeiro do Cavalo fica do lado esquerdo de quem vem de Sesimbra. O trajeto não é difícil de seguir, “pois tem algumas marcações e está bem frisado pelos muitos pés que diariamente o pisam”. Ainda assim, recomendamos que leve consigo o seu telemóvel, com acesso ao GPS.

Praia da Ribeira do Cavalo
Prepare-se para uma descida algo sinuosa. Foto: caminhando.pt

A descida da falésia é algo sinuosa, mas, como a distância do estacionamento até à praia é de apenas um quilómetro (dois, ida e volta), faz-se relativamente bem, mesmo que não seja muito dado a caminhadas”, prosseguem.

Porém, se quer um conselho de amigo, o melhor será mesmo trocar os chinelos por sapatilhas. Afinal, não queremos que uma queda estrague a experiência.

Assim que chegar ao areal, será surpreendido com a água azul-turquesa, qual Caraíbas, Bali ou Tailândia. Ali sentir-se-á num paraíso.

youtube video id=xCyghzSF9hI

Claro que, se preferir uma chegada mais tranquila, sem ter de andar à procura do trilho por entre a vegetação, os transfers de barco com partida em Sesimbra são uma boa alternativa já que permitem um acesso mais direto e confortável ao areal.

Desta forma será também possível descobrir este cantinho mágico de Portugal — mas de outra perspetiva. “E, em jeito de bónus, poderá também visitar surpreendentes grutas só acessíveis por mar.”

Com um bocadinho de sorte, ainda se cruza com os simpáticos golfinhos que vivem no Estuário do Sado e na Costa da Arrábida.

Um cenário de sonho

A Praia da Ribeira do Cavalo é cercada por falésias imponentes que a protegem dos ventos, criando uma sensação de isolamento que a torna ainda mais especial. Diríamos até que é o cenário ideal para relaxar, nadar ou explorar as pequenas grutas que se escondem nas rochas. Mas, não vá à espera de encontrar águas quentes. Pelo contrário. Se ficar com dúvidas se estará mesmo em Portugal, a temperatura da água relembrá-lo-á que sim.

Aqui, o único som que ouvirá é o das ondas a bater suavemente na costa e o ocasional chilrear dos pássaros. Não há bares, restaurantes ou cadeiras de praia — e isso é parte do seu charme. O melhor é que pode levar um piquenique e passar o dia a absorver a serenidade deste cantinho quase intocado.

Se procura uma praia que combine beleza natural, tranquilidade e um toque de aventura, a Praia da Ribeira do Cavalo é uma experiência imperdível. Basta levar uns bons sapatos, um espírito aventureiro, uns snacks, e claro, a máquina fotográfica, porque vai querer recordar este lugar mágico para sempre.

Quando visitar?

Escusado será dizer que para desfrutar das cristalinas águas da Praia do Ribeiro do Cavalo nada bate os meses de verão. Contudo, não vá à espera de ter a praia toda só para si.

Praia da Ribeira do Cavalo
A temperatura da água não é a mais convidativa para os friorentos. Foto: praia.info

“A Praia do Ribeiro do Cavalo é hoje uma das praias ‘secretas’ e selvagens mais badaladas de Portugal. Se for nos meses do verão, recomendamos que aponte a sua visita para durante os dias de semana”, lê-se na plataforma.

Se ir a banhos não for a sua prioridade, a primavera e o início do outono são excelentes alternativas para visitar a Praia do Ribeiro do Cavalo sem ter de lidar com multidões.

E, quando a hora de regressar a casa chegar, não se esqueça de levar consigo todo o seu lixo. “Para que esta maravilhosa praia continue a ser uma fatia de paraíso na terra, é imperativo seguir a velha máxima ‘tire apenas fotos, deixe apenas pegadas’.”