Descubra o mistério do Monstro de Bodmin Moor
Avistamentos de fantasmas, uma investigação governamental e um mistério que permanece até hoje: o Monstro de Bodmin é uma criatura notória do folclore britânico. Mas será que é real?
Repletas de história e atmosfera, as colinas ondulantes de Bodmin Moor são suficientes para dar a qualquer pessoa o gosto pelo misterioso. Situada no coração escarpado da Cornualha, esta extensão de 200 km² de charneca está impregnada de lendas e folclore, com o exemplo da famosa Besta de Bodmin.
O Monstro de Bodmin: uma lenda que perdura
Os primeiros indícios de que algo de estranho poderia estar a acontecer na vasta paisagem granítica de Bodmin Moor surgiram no final da década de 1970. Uma série de relatos descrevia gado mutilado e avistamentos de um animal grande e negro.
Medindo até um metro e meio de comprimento, esta criatura era alegadamente parecida com uma pantera, com impressionantes olhos amarelos e uma variedade de chamamentos felinos, incluindo silvos e rosnados.
Foram documentados mais de 60 avistamentos, desde alegados ataques a gado e perseguição de pessoas, até simples avistamentos de uma grande criatura ao longe. E enquanto alguns acreditam que se trata de uma pantera ou puma, outros defendem que é um fantasma.
Na década de 1990, os rumores tornaram-se tão significativos que o governo ordenou uma investigação oficial. O estudo, conduzido pelo Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação, não encontrou "nenhuma prova verificável" de felinos exóticos à solta na Grã-Bretanha, mas também advertiu que "a investigação não podia provar a inexistência de um grande felino".
Menos de uma semana após a publicação deste relatório, um jovem rapaz descobriu um grande crânio de felino nas margens do rio Fowey. O crânio possuía longos dentes caninos e media cerca de 10 cm de comprimento por 18 cm de largura, com todas as indicações sugerindo que pertencia a um leopardo.
Este facto foi confirmado mais tarde, quando foi enviado para o Museu de História Natural de Londres, mas foi determinado que o animal não tinha morrido no Reino Unido e que o crânio tinha sido importado como parte de um tapete de pele de leopardo.
Foram também registadas várias pegadas ao longo dos anos, incluindo recentemente, em 2016, perto de St Austell. A polícia investigou este incidente e terá descoberto um veado mutilado nas proximidades, mas nunca foi encontrado nenhum gato grande.
Separar os factos da ficção
O Monstro de Bodmin não está sozinho no Reino Unido. Pelo menos, é isso que os rumores fazem crer. Foram registados avistamentos de grandes felinos em todo o país. Outros exemplos famosos incluem o Monstro de Exmoor, O Monstro de Buchan e o Grande Gato de Cotswolds.
Embora no passado tenham sido recuperados vários grandes felinos no Reino Unido, estes incidentes foram atribuídos a animais de estimação exóticos em fuga. A posição oficial dos peritos na matéria e do governo é que não existem populações de grandes felinos em estado selvagem na Grã-Bretanha.
De um ponto de vista zoológico, é muito improvável que uma população destes animais consiga persistir no Reino Unido, num ambiente e num clima aos quais não estão adaptados.
Dito isto, a riqueza de avistamentos significa que a existência de alguns indivíduos não pode ser totalmente excluída. E quanto ao Monstro de Bodmin, quer exista ou não, a sua lenda continuará a perseguir os picos varridos pelo vento, aconteça o que acontecer, com uma aura e uma presença muito reais.