Descubra as lendas de Wistman's Wood em Devon
Supostamente um dos bosques mais assombrados do Reino Unido, Wistman's Wood há muito que é associado a cães do inferno, piskies e espíritos.
Aventure-se no Wistman's Wood, na remota zona rural de Devon, e poderá ficar maravilhado com o ambiente. Espalhado por 3,5 hectares de terreno a uma altitude de 410 metros, este é um dos mais altos bosques de carvalhos do Reino Unido. E, se acredita nos relatos, um dos mais assombrados.
É fácil perceber porque é que Wistman's Wood está enraizado em mitos e lendas. Envoltos em mantas de musgo, os carvalhos antigos lançam uma aura encantadora sobre o terreno rochoso, com os seus ramos nodosos contorcidos em formas quase antinaturais, agarrados em todas as direções.
São estas formas estranhas que, em 1791, levaram o reverendo local a afirmar: "É difícil conceber algo do género tão grotesco como este bosque parece". O que, francamente, parece um pouco duro.
Derrotadas pelos elementos, estas árvores centenárias raramente atingem mais de 4,5 metros de altura e são um exemplo notável de floresta de montanha nativa. Pelo menos 120 espécies de líquenes agarram-se aos seus ramos retorcidos, enquanto mirtilos e azedas crescem no chão por baixo. Nos dias quentes, pode ver as víboras a aquecerem-se entre os rochedos.
Mas por detrás desta beleza verdejante, escondem-se histórias de escuridão.
As lendas de Wistman's Wood
Diz-se que o nome Wistman deriva da palavra "wisht" do dialeto de Devonshire, que significa sinistro ou estranho. E as histórias do Wistman's Wood são certamente assim.
Segundo a lenda, a floresta está associada à famosa Caçada Selvagem, um grupo de caçadores sobrenaturais liderado por uma figura mitológica.
A Caçada Selvagem aparece sob várias formas no folclore europeu e, em Devon, é conhecida por ser ladeada por Wisht Hounds - cães diabólicos com enormes presas e uivos arrepiantes. Diz-se que estes Wisht Hounds percorrem os trilhos musgosos dos bosques sob o véu da escuridão, à procura de almas desgarradas.
Diz-se também que o Wistman's Wood é assombrado por uma Dama Branca, que flutua benignamente entre as árvores, que escondem provas que sugerem que os druidas efetuaram sacrifícios humanos no bosque há séculos.
Como resultado de histórias sinistras como estas, os habitantes locais evitam a floresta depois do pôr do sol, mesmo até aos dias de hoje.
Mas nem todas as lendas da floresta são tão malévolas. Outras lendas associadas à floresta envolvem piskies - criaturas brincalhonas e travessas que se acredita habitarem antigos locais subterrâneos. Um visitante astuto da floresta pode vislumbrar as suas orelhas pontiagudas na vegetação rasteira ou ouvir as suas gargalhadas infantis ao sabor da brisa.
É claro que a maioria destas histórias são apenas o produto de mitos e lendas, transmitidos através das gerações. Mas dão um toque de encanto extra a uma floresta que é tão valiosa pelo seu património como pela sua ecologia.