Descubra as 7 coisas a não perder numa das ilhas mais fascinantes da Grécia

Desde passeios pelas praias e mergulhos nas águas mornas até à exploração de cidades antigas, há muito para fazer em Creta.

Chania, Creta
Repleta de recantos bonitos para descobrir.

Já sabemos que Portugal está na moda — e há vários indicadores a apontar para esta tendência. Temos um dos destinos mais baratos do mundo para viajar em 2024, uma das cidades europeias com as melhores pizzas, um dos Destinos Líderes do Mundo e até piscinas naturais de água quente. Por cá nem nos faltam lugares secretos ou de aventura, metrópoles baratas e uma das três cidades mais acolhedoras do mundo. Com bom tempo, económico e seguro, visitar o nosso país nunca desilude. Mas, quando se fala em viajar para fora, o tema é outro.

Apesar de Portugal estar no top de pesquisas da Google Trends (ficou na quarta posição do conjunto de países mais consultados em 2023), Grécia acabou por ganhar o título de país mais pesquisado no ano na Google — e não nos surpreende. Santorini, Atenas e Mykonos são só alguns dos destinos que contribuem para tal entusiasmo.

Entre a lista de spots que conjugam história e arqueologia, boa comida e paisagens incríveis, encontra-se Creta, com uma das mais belas costas do país. E, embora, tenha uma série de tesouros arenosos para aproveitar, existem ainda outras relíquias longe das areias.

“Sendo a maior ilha da Grécia, existe uma rica mistura de história e cultura e uma herança profunda que é tão notável como a paisagem em constante mudança da ilha”, lê-se na Condé Nast Traveller.

Deixando de lado as praias e a areia, há vilas de artesãos, ruínas romanas e palácios minoicos — e todos proporcionam uma verdadeira noção das raízes de Creta. Ainda assim, se a ideia for mesmo mergulhar nas águas cristalinas da ilha, sugerimos que descubra a praia de Elafonissi. Aqui estão as sete melhores coisas para fazer em Creta.

Dê um mergulho na praia de Elafonissi

A praia de Elafonissi é uma das mais deslumbrantes de Creta. Consegue imaginar a combinação de areias em tons de rosa com o azul do mar? É uma visão verdadeiramente surreal e espetacular, à qual se junta o extra de as águas serem mornas. Mas, atenção: evite o pico do verão. Em vez disso, opte por conhecê-la na primavera ou no outono, quando as ondas são suaves — assim como os turistas.

Creta
Uma visão incrível.

E, para descobrir outras praias, sugerimos que suba a bordo de um barco local e faça um passeio náutico. Os moradores locais organizam viagens para os principais pontos de visita — basta entrar e sair onde quiser.

Passeie pela cidade de Chania

A velha cidade de Chania é, possivelmente, uma das mais bonitas da Grécia. Deixe-se perder em todos os seus encantos. Aqui há uma doce mistura de influências cretenses, otomanas e venezianas — e um labirinto de becos e caminhos secretos.

Vá ao antigo Porto de Chania para um passeio. “Delicie-se com os frutos-do-mar mais frescos e o melhor da culinária cretense. O local está repleto de tavernas gregas autênticas e aconchegantes”, sugere a Condé Nast Traveller.

Seja artístico em Kritsa

Se quer reacender a sua veia artística, vá até Kritsa. Aqui poderá ter uma ideia da arte da confeção de rendas, tecelagem e bordado. Não é à toa, afinal, que as mulheres da região são famosas pelo seu impressionante artesanato.

Descubra as ruínas romanas de Gortina

Gortina era a antiga capital romana da ilha e guarda ainda teatros tradicionais, templos e termas. Estas ruínas e sítios arqueológicos são precisamente o reflexo da vida e dos tempos romanos.

Além das ruínas sinuosas, descubra a acrópole (que tem uma vista impressionante) e a Basílica Cristã de Agios Titos — que é ainda mais incrível no pôr do sol.

Participe num festival de raki

Em Creta esqueça o Ouzo (uma bebida alcoólica feita com base no anis). O raki é, sim, a bebida mais autêntica da ilha.

A partir de meados de outubro, tornam-se frequentes os festivais onde esta bebida é a protagonista. Participe neles para uma experiência verdadeiramente local.

Visite o Palácio Minoico de Cnossos

No epicentro da civilização minoica, faça uma visita guiada ao Palácio Minoico de Cnossos, um antigo palácio também conhecido como labirinto. A Sala do Trono é sensacional, assim como passear pelos jardins do palácio.

Creta
Uma paragem obrigatória.

Combinar uma viagem a Cnossos com o museu arqueológico de Heraklion faz sentido — o museu é uma visita obrigatória pela sua impressionante coleção de artefatos minoicos”, explica a revista de viagens.

Descubra Spinalonga: a antiga colónia de leprosos de Creta

A Ilha Spinalonga, no Golfo de Elounda, é uma parte importante da história cretense e deve estar em todos os itinerários de viagem. Spinalonga foi um lugar de grande sofrimento. Isto porque os gregos com lepra eram ali colocados em quarentena em condições terríveis.

A ilha tem uma história trágica, é verdade, mas todos os viajantes devem conhecê-la.

Claro que, ao longo de toda a viagem, deve aproveitar para descobrir o melhor que a gastronomia cretense tem para oferecer. Legumes crocantes, frutas suculentas e carnudas, saladas repletas de sabor e queijos divinais são só alguns dos ex-líbris.