Descubra as 7 coisas a não perder numa das ilhas mais fascinantes da Grécia
Desde passeios pelas praias e mergulhos nas águas mornas até à exploração de cidades antigas, há muito para fazer em Creta.
Já sabemos que Portugal está na moda — e há vários indicadores a apontar para esta tendência. Temos um dos destinos mais baratos do mundo para viajar em 2024, uma das cidades europeias com as melhores pizzas, um dos Destinos Líderes do Mundo e até piscinas naturais de água quente. Por cá nem nos faltam lugares secretos ou de aventura, metrópoles baratas e uma das três cidades mais acolhedoras do mundo. Com bom tempo, económico e seguro, visitar o nosso país nunca desilude. Mas, quando se fala em viajar para fora, o tema é outro.
Apesar de Portugal estar no top de pesquisas da Google Trends (ficou na quarta posição do conjunto de países mais consultados em 2023), Grécia acabou por ganhar o título de país mais pesquisado no ano na Google — e não nos surpreende. Santorini, Atenas e Mykonos são só alguns dos destinos que contribuem para tal entusiasmo.
Entre a lista de spots que conjugam história e arqueologia, boa comida e paisagens incríveis, encontra-se Creta, com uma das mais belas costas do país. E, embora, tenha uma série de tesouros arenosos para aproveitar, existem ainda outras relíquias longe das areias.
Deixando de lado as praias e a areia, há vilas de artesãos, ruínas romanas e palácios minoicos — e todos proporcionam uma verdadeira noção das raízes de Creta. Ainda assim, se a ideia for mesmo mergulhar nas águas cristalinas da ilha, sugerimos que descubra a praia de Elafonissi. Aqui estão as sete melhores coisas para fazer em Creta.
Dê um mergulho na praia de Elafonissi
A praia de Elafonissi é uma das mais deslumbrantes de Creta. Consegue imaginar a combinação de areias em tons de rosa com o azul do mar? É uma visão verdadeiramente surreal e espetacular, à qual se junta o extra de as águas serem mornas. Mas, atenção: evite o pico do verão. Em vez disso, opte por conhecê-la na primavera ou no outono, quando as ondas são suaves — assim como os turistas.
E, para descobrir outras praias, sugerimos que suba a bordo de um barco local e faça um passeio náutico. Os moradores locais organizam viagens para os principais pontos de visita — basta entrar e sair onde quiser.
Passeie pela cidade de Chania
A velha cidade de Chania é, possivelmente, uma das mais bonitas da Grécia. Deixe-se perder em todos os seus encantos. Aqui há uma doce mistura de influências cretenses, otomanas e venezianas — e um labirinto de becos e caminhos secretos.
Vá ao antigo Porto de Chania para um passeio. “Delicie-se com os frutos-do-mar mais frescos e o melhor da culinária cretense. O local está repleto de tavernas gregas autênticas e aconchegantes”, sugere a Condé Nast Traveller.
Seja artístico em Kritsa
Se quer reacender a sua veia artística, vá até Kritsa. Aqui poderá ter uma ideia da arte da confeção de rendas, tecelagem e bordado. Não é à toa, afinal, que as mulheres da região são famosas pelo seu impressionante artesanato.
Descubra as ruínas romanas de Gortina
Gortina era a antiga capital romana da ilha e guarda ainda teatros tradicionais, templos e termas. Estas ruínas e sítios arqueológicos são precisamente o reflexo da vida e dos tempos romanos.
Além das ruínas sinuosas, descubra a acrópole (que tem uma vista impressionante) e a Basílica Cristã de Agios Titos — que é ainda mais incrível no pôr do sol.
Participe num festival de raki
Em Creta esqueça o Ouzo (uma bebida alcoólica feita com base no anis). O raki é, sim, a bebida mais autêntica da ilha.
A partir de meados de outubro, tornam-se frequentes os festivais onde esta bebida é a protagonista. Participe neles para uma experiência verdadeiramente local.
Visite o Palácio Minoico de Cnossos
No epicentro da civilização minoica, faça uma visita guiada ao Palácio Minoico de Cnossos, um antigo palácio também conhecido como labirinto. A Sala do Trono é sensacional, assim como passear pelos jardins do palácio.
“Combinar uma viagem a Cnossos com o museu arqueológico de Heraklion faz sentido — o museu é uma visita obrigatória pela sua impressionante coleção de artefatos minoicos”, explica a revista de viagens.
Descubra Spinalonga: a antiga colónia de leprosos de Creta
A Ilha Spinalonga, no Golfo de Elounda, é uma parte importante da história cretense e deve estar em todos os itinerários de viagem. Spinalonga foi um lugar de grande sofrimento. Isto porque os gregos com lepra eram ali colocados em quarentena em condições terríveis.
Claro que, ao longo de toda a viagem, deve aproveitar para descobrir o melhor que a gastronomia cretense tem para oferecer. Legumes crocantes, frutas suculentas e carnudas, saladas repletas de sabor e queijos divinais são só alguns dos ex-líbris.