Descubra a surpreendente praia espanhola com nascentes de água doce
Nesta praia deslumbrante, pode apanhar sol e desfrutar de um bom mergulho no Mediterrâneo... e também contemplar várias nascentes de água doce na própria areia! Onde e porque é que isso acontece?
Quando pensamos num dia típico de praia, todos pensamos nas imagens típicas de sol, areia e, claro, água salgada. Mas na costa de Azahar, na província de Castellón, há uma praia muito especial onde se pode desfrutar da água doce enquanto se apanha sol ou se nada no Mediterrâneo.
Esta praia está situada no município de Alcalà de Xivert - Alcossebre, que faz fronteira com os municípios de Peñíscola, a norte, e Torreblanca, a sul. É precisamente na localidade de Alcossebre que podemos visitar este lugar muito especial: a praia de Las Fuentes. Este geotopónimo já nos dá uma pista muito importante sobre o que vamos encontrar na sua areia macia.
Fontes de água doce junto ao mar
Trata-se de uma das praias mais populares do município de Castellón, graças aos seus 400 metros de comprimento e à sua areia fina. Além disso, muitas famílias escolhem Alcossebre para passar as suas férias, desfrutar da paisagem, explorar as grandes maravilhas da natureza próximas da zona e desligar-se do mundo agitado da cidade. Embora possa não parecer, o seu aspeto atual é artificial.
No entanto, a característica mais especial da zona arenosa de Las Fuentes é o facto de existirem várias nascentes de água doce, algumas das quais se encontram mesmo sob a superfície da água. A água provém de um grande aquífero de cerca de 2 400 km², formado durante o período Jurássico. Quase não existem pontos de descarga naturais e a praia é um dos poucos sítios onde a água do aquífero vem à superfície.
É muito curioso ver como a água borbulha na praia, criando pequenas poças. E até se gera um pequeno rio, que poderá ser um dos mais curtos do planeta. Também podem ser observadas no próprio mar. Além disso, após episódios de chuva intensa, a água corre com mais força, deixando imagens surpreendentes.
Segundo algumas estimativas, a água doce subterrânea emerge em vários pontos da costa de Castellón a uma temperatura mais ou menos estável durante todo o ano, cerca de 18º C, em contraste com a água salgada mediterrânica, muito mais quente, com picos de cerca de 30º C no verão. Por esta razão, a água desta praia é mais fria do que noutras da zona e, devido a estes afloramentos de água fria e doce, não se costuma ver muitos peixes.
Problemas de contaminação nos últimos anos
Apesar do grande valor ecológico da praia de Las Fuentes, nos últimos anos a praia tem estado no centro das atenções devido a graves problemas de poluição, obrigando mesmo ao encerramento ocasional da praia em plena época turística, quando foram detetadas bactérias fecais na água das nascentes. Dado que a água provém do aquífero, é muito difícil encontrar a origem da contaminação.
Existem mais praias com nascentes em Espanha?
Esta praia é, sem dúvida, a mais mediática, mas em Espanha não é muito raro encontrar nascentes junto ao mar, especialmente nas zonas onde predomina a rocha calcária. Muito perto de Alcossebre, na bela localidade de Peñíscola, a água corre incessantemente no subsolo há milhares de anos, emergindo sob a forma de importantes nascentes de água em vários troços da grande rocha sobre a qual está construído o centro histórico desta localidade. Também na vizinha torre de Badum, a água doce flui para o mar a partir do mesmo aquífero.
Outro exemplo curioso pode ser encontrado na conhecida praia de San Lorenzo, em Gijón, onde existe uma nascente que jorra da areia. Quando os cães podem descer à praia, vêm cheirar e beber da nascente, uma água fresca e mais fria do que a do mar. Os mais curiosos sobem para cima dela, pois é possível afundar-se rapidamente até aos joelhos nesta "areia movediça". Até agora, porém, não há registo de ninguém ter sido engolido.
Em Portugal, o mesmo fenómeno acontece na praia de Olhos de Água, em Alcanena.