Descubra a Aldeia da Pedralva: onde o passado e o futuro se encontram no Algarve
É natural que nunca tenha ouvido falar na aldeia da Pedralva, uma povoação esquecida no Algarve durante muito tempo. Porém, na atualidade, é um dos locais mais procurados e até mesmo 'instagramáveis' da região, rivalizando com populares destinos turísticos como Portimão, Albufeira, Tavira ou Lagos. Venha conhecê-la!
Há não muito tempo a aldeia da Pedralva estava praticamente despovoada. Há 18 anos atrás, ou seja, em 2006, esta localidade contava somente com 9 habitantes originais e 50 casas em estado avançado de ruína, como informa o jornal regional Postal do Algarve. Das 50 casas, apenas 9 apresentavam condições de voltar a ser habitadas.
De acordo com o website da aldeia - Aldeia da Pedralva Slow Village - o doloroso processo de despovoamento teve início há cerca de 25 anos, no arranque do século XXI. No século passado, esta localidade do município de Vila do Bispo tinha chegado a ser habitada por 100 pessoas. Apesar de uma centena de habitantes parecer pouco, a comparação desse número com os 9 habitantes com que Pedralva ficou, revela o quão grave se tornou a situação demográfica.
A Câmara Municipal de Vila do Bispo também teve um contributo fulcral para este processo de recuperação, ao ter investido em infraestruturas necessárias, tais como a colocação de cabos elétricos subterrâneos, novas canalizações, pavimentação e iluminação.
O grande objetivo do projeto Aldeia da Pedralva passa por encarnar um turismo de aldeia ativo, oferecendo várias atividades para aqueles que visitam esta encantadora povoação algarvia. Entre elas destacam-se o ciclismo, através do Mountain Bike, que conta com 30 bicicletas para percorrer os mais de 300 km de trilhos, e o surf, uma vez que a ondulação marítima naquela zona da costa ocidental algarvia proporcionou as condições necessárias à abertura de uma escola para a prática deste desporto.
Esta incrível transformação traduziu-se numa aldeia completamente renovada e inspiradora, com, atualmente, casas de férias com capacidade desde duas até oito pessoas, todas recuperadas segundo a traça original, como se lê no website da aldeia.
O que mais tem a oferecer Pedralva, além do projeto de turismo de aldeia ativo?
Situada em pleno coração do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), Pedralva beneficia de paisagens deslumbrantes, ideais para a realização de passeios pedestres, picnics, ou até mesmo, passeios de jipe pela costa Oeste, Sagres e Monchique.
No que diz respeito a praias, as mais recomendadas para a prática de surf são a do Amado e a da Bordeira. Mas aquelas que são consideradas as melhores praias na geografia ocidental algarvia são a de Salema, a da Boca e a de Cabanas Velhas. Além disto, se gosta de passeios de barco, os mesmos são altamente recomendados para que possa desfrutar da incrível observação da beleza natural da costa.
Para os que procuram uma excelente experiência cultural, nada como visitar o Museu do Mar e da Terra, na Carrapateira, a Fortaleza de Sagres e o interior do farol do Cabo de São Vicente, tudo bem perto de Pedralva.
E por último, a gastronomia! O restaurante Sítio da Pedralva é paragem obrigatória na Costa Vicentina, de acordo com o que pode ser lido no website do Aldeia da Pedralva Slow Village. O bacalhau no pão à moda da Pedralva, entre outras especialidades, é um dos pratos sugeridos.
Referências da notícia:
Postal do Algarve. Aldeia algarvia quase deserta passa a destino turístico de sonho. Fique a conhecê-la. (06. Dez. 2024).