Descoberta paisagem sob o gelo da Antártida
O deserto gelado do continente mais austral tem uma paisagem característica, mas que nem sempre foi assim. Fique a saber mais sobre este assunto, connosco!

Alguns cientistas americanos e britânicos, coordenados por um investigador da Universidade de Durham, no Reino Unido, revelaram uma descoberta relacionada com a paisagem existente na Antártida antes desta ser um continente gelado. Durante milhões de anos, uma vasta paisagem de colinas e vales escavados por rios permaneceram por baixo de dezenas ou mesmo centenas de metros de gelo, sendo que nunca foi vista por nenhum ser humano.
Numa área com aproximadamente 1/3 do tamanho do nosso país, há uma paisagem intocada, provavelmente há mais de 34 milhões de anos e onde já se encontraram árvores, florestas e animais. Através de uma nova abordagem metodológica a dados que tinham sido recolhidos anteriormente foi possível ficar a conhecer melhor a terra abaixo da camada de gelo, na Antártida Oriental, que segundo o coordenador deste estudo é menos conhecida que a superfície de Marte.
Utilizando dados de uma técnica chamada “sondagem por eco de radar” e cruzando com imagens de satélite foi possível ver o perfil de um conjunto de vales esculpidos por rios e serras pontiagudas, idênticas às que se podem encontrar no Norte do País de Gales, no Parque Nacional de Snowdonia.
"The land underneath the east Antarctic ice sheet is less well known than the surface of Mars"
— ESA's CryoSat mission (@esa_cryosat) October 26, 2023
️ Scientists have discovered a vast, hidden landscape of hills and valleys carved by ancient rivers that has been frozen in time under Antarctic ice for millions of years...
As paisagens e o futuro da Antártida
A comunidade científica acredita que, depois da anterior descoberta de um lago de grandes dimensões e da mais recente descoberta das referidas paisagens intocadas, será possível que existam mais paisagens por descobrir sob o gelo permanente da Antártida. Este processo de descoberta pode levar a uma melhor compreensão de como se formou e evoluiu a espessa camada de gelo que cobre a Antártida Oriental.
Ao compreendermos o passado da Antártida podemos tentar prever e consequentemente planear o futuro deste continente, que tem uma importância significativa do ponto de vista geopolítico. Com a manutenção do padrão de emissões de gases com efeitos de estufa dos últimos anos, estamos a criar condições climáticas que ocorreram no nosso planeta há mais de 30 milhões de anos, quando as temperaturas eram entre 3 °C a 7 °C mais elevadas do que a temperatura média dos dias de hoje.
Infelizmente, as alterações climáticas que se refletem na subida das temperaturas médias na Antártida e que estão a levar à diminuição da camada de gelo, podem levar a que seja possível vislumbrar, num futuro não muito distante, parte desta paisagem. Outros cientistas afirmaram que mesmo que o planeta cumpra as metas definidas para o controlo das emissões de CO2, é provável que a camada de gelo na Antártida Ocidental continue a diminuir nas próximas décadas a um ritmo recorde.