Depressão Tropical 'Bertha' atingiu os Estados Unidos da América
Uma depressão tropical, nomeada de Bertha, desenvolveu-se e afetou os estados norte-americanos do Sudeste. Quando está prestes a iniciar-se uma nova época de tempestades Atlânticas que promete ser intensa, saiba connosco como este tipo de eventos, sempre tem potencial de destruição.
A tempestade tropical Bertha formou-se durante a manhã da última quarta-feira, 27 de maio, ao largo da costa do Estado norte-americano da Carolina do Sul, estando neste momento a deslocar-se para Noroeste a uma velocidade de aproximadamente 15 Km/h. É o segundo fenómeno do género a formar-se naquela região, antes da abertura oficial da temporada de furacões, depois da tempestade tropical Artur que se formou em meados de maio.
As autoridades meteorológicas locais, nomeadamente o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), emitiram um conjunto de avisos relativos à tempestade tropical, especificamente para as áreas costeiras da Carolina do Sul. A primeira grande cidade deste estado a ser afetada foi Charleston, onde se registaram chuvas fortes e ventos com velocidades sustentadas na ordem dos 75 km/h.
As autoridades previam que entre a noite de ontem (quarta-feira 27) e a madrugada de quinta-feira (hoje, 28), a tempestade fizesse 'landfall' e, consequentemente, verificou-se ligeira diminuição da intensidade da mesma. Passará a designar-se depressão tropical, no entanto, vai continuar a afetar severamente vastas áreas entre o Nordeste do estado da Carolina do Sul, o Sudeste da Carolina do Norte e o Sudoeste da Virginia.
Possíveis consequências
Ao longo do seu percurso, a depressão Bertha vai fazer-se acompanhar de chuva intensa, ventos fortes e trovoadas. Os valores de precipitação podem variar entre os 50mm e os 100mm, sendo que podem atingir os 200mm em áreas específicas. Esta tempestade tropical que, entretanto, se transformou em depressão tem elevado potencial destruidor, devido a um conjunto de fatores. É importante salientar que vai cruzar áreas densamente povoadas, servidas por uma rede hidrográfica bastante densa.
Deste ponto de vista, o Centro Nacional de Furacões e o Centro Nacional de Previsão Meteorológica (WPC, na sigla em inglês) emitiram um conjunto de avisos devido à possibilidade da depressão Bertha produzir inundações rápidas em vários pontos dos estados da Carolina do Sul, do Norte e da Virgínia. Este tipo de cheia acontece geralmente associado a fenómenos de precipitação intensa e podem pôr em perigo a população, ou até mesmo comunidades inteiras.
A chuva intensa que se prevê, conjugada com a elevada saturação dos solos, pode pôr em causa a gestão dos caudais, podendo provocar cheias consideráveis, que são responsáveis pela destruição de infraestruturas e podem inclusive provocar vítimas mortais. Estas ocorrências podem afetar cidades relevantes como Charlotte, Greensboro (Carolina do Norte) e Roanoke (Virginia).