Depressão Monica traz o maior nevão em seis anos e granizo: veja as incríveis imagens do seu impacto em Portugal
Este sábado (9) amanheceu com várias zonas do Norte e Centro tingidas por um deslumbrante “manto” de neve. Nalguns pontos da nossa geografia a espessura da neve ultrapassou os 50 cm. Eis as incríveis imagens do maior nevão dos últimos anos em Portugal.
Desde quinta-feira (7) que o estado do tempo mudou radicalmente em Portugal, tal como já tínhamos vaticinado na Meteored há quase uma semana.
Montalegre, Alto Tâmega e Barroso, Portugal @ipma_pt @RAM_meteo @Pasionxnieve #Neve #Nieve #Neige #Neu #Snow #Monica #FMA pic.twitter.com/ENd3qDvkOi
— Márcio Santos - Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) March 9, 2024
De sexta-feira (8) para sábado (9) o temporal provocado pela passagem da depressão Monica agravou-se, atingindo o seu ‘pico’ na madrugada do dia de hoje (sábado, 9) e deixando várias zonas do Norte e Centro de Portugal continental completamente cobertas de branco.
Por questões de segurança, algumas estradas foram encerradas. As acumulações de neve foram impressionantes em várias zonas do país naquele que já é apontado como “o maior nevão desde 2018”.
Montalegre, Alto Tâmega e Barroso pic.twitter.com/mQ8KbnQuLY
— Márcio Santos - Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) March 9, 2024
Nevou a cotas médias e altas (acima dos 800 metros de altitude), e inclusive em zonas montanhosas mais meridionais - a sul do Tejo - onde é bastante raro nevar (Serra de São Mamede, Portalegre, Alto Alentejo). A espetacular queda de neve, que abrangeu uma área geográfica ainda maior este sábado (9), foi captada em múltiplos vídeos partilhados nas redes sociais.
Serra de Montemuro, aldeia de Rossão. pic.twitter.com/D9TxUq6ExT
— Márcio Santos - Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) March 9, 2024
Foi bastante significativa no Noroeste da nossa geografia, desde as Terras de Barroso (Vila Real) - com destaque para o concelho de Montalegre e para a Serra do Larouco, mas também em zonas do Alto Minho (Peneda, Soajo, Amarela, Gerês, Arcos de Valdevez, entre outros).
A neve também foi abundante no eixo montanhoso Alvão-Marão-Montemuro, tal como se constata nas imagens, algo que converge com aquilo que tantas vezes mencionámos nas nossas últimas previsões.
Parque Natural do Alvão pic.twitter.com/52HGGVq6EP
— Márcio Santos - Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) March 9, 2024
No Nordeste Transmontano - distrito de Bragança - o nevão fez-se sentir em várias aldeias, vilas e serras a média e alta altitude. Causou constrangimentos na circulação e, inclusive, foi necessária a intervenção dos bombeiros que fizeram chegar refeições a idosos institucionalizados.
Santuário da Senhora da Serra, Rebordãos-Bragança, Terras de Trás os Montes
— Márcio Santos - Meteorologia e Ambiente (@MeteoTrasMontPT) March 9, 2024
Acumulação impressionante! pic.twitter.com/PFGtR476KQ
Por último, destaque para o grande nevão que se abateu na Região Centro, nomeadamente na Serra da Estrela - maior elevação orográfica do Continente - e na cidade da Guarda, a mais alta do país.
Em zonas urbanas, como a cidade do Porto, mais próximas ao litoral, a precipitação expressou-se não através da neve, mas sim por uma potente queda de granizo, algo facilitado pela influência marítima.
Potente queda de #granizo ️️ na cidade do Porto por volta das 11h00.#tempo #Monica #DepressaoMonica #meteorologia #weather pic.twitter.com/SW5Z4XTGiT
— Alfredo Graça (@alfredomgraca95) March 9, 2024
Mantenha-se sempre atualizado(a), consultando aqui as últimas previsões do tempo em Portugal e todos os avisos meteorológicos para as próximas horas e dias.