Depressão Monica traz o maior nevão em seis anos e granizo: veja as incríveis imagens do seu impacto em Portugal
Este sábado (9) amanheceu com várias zonas do Norte e Centro tingidas por um deslumbrante “manto” de neve. Nalguns pontos da nossa geografia a espessura da neve ultrapassou os 50 cm. Eis as incríveis imagens do maior nevão dos últimos anos em Portugal.
Desde quinta-feira (7) que o estado do tempo mudou radicalmente em Portugal, tal como já tínhamos vaticinado na Meteored há quase uma semana.
De sexta-feira (8) para sábado (9) o temporal provocado pela passagem da depressão Monica agravou-se, atingindo o seu ‘pico’ na madrugada do dia de hoje (sábado, 9) e deixando várias zonas do Norte e Centro de Portugal continental completamente cobertas de branco.
Por questões de segurança, algumas estradas foram encerradas. As acumulações de neve foram impressionantes em várias zonas do país naquele que já é apontado como “o maior nevão desde 2018”.
Nevou a cotas médias e altas (acima dos 800 metros de altitude), e inclusive em zonas montanhosas mais meridionais - a sul do Tejo - onde é bastante raro nevar (Serra de São Mamede, Portalegre, Alto Alentejo). A espetacular queda de neve, que abrangeu uma área geográfica ainda maior este sábado (9), foi captada em múltiplos vídeos partilhados nas redes sociais.
Foi bastante significativa no Noroeste da nossa geografia, desde as Terras de Barroso (Vila Real) - com destaque para o concelho de Montalegre e para a Serra do Larouco, mas também em zonas do Alto Minho (Peneda, Soajo, Amarela, Gerês, Arcos de Valdevez, entre outros).
A neve também foi abundante no eixo montanhoso Alvão-Marão-Montemuro, tal como se constata nas imagens, algo que converge com aquilo que tantas vezes mencionámos nas nossas últimas previsões.
No Nordeste Transmontano - distrito de Bragança - o nevão fez-se sentir em várias aldeias, vilas e serras a média e alta altitude. Causou constrangimentos na circulação e, inclusive, foi necessária a intervenção dos bombeiros que fizeram chegar refeições a idosos institucionalizados.
Por último, destaque para o grande nevão que se abateu na Região Centro, nomeadamente na Serra da Estrela - maior elevação orográfica do Continente - e na cidade da Guarda, a mais alta do país.
Em zonas urbanas, como a cidade do Porto, mais próximas ao litoral, a precipitação expressou-se não através da neve, mas sim por uma potente queda de granizo, algo facilitado pela influência marítima.
Mantenha-se sempre atualizado(a), consultando aqui as últimas previsões do tempo em Portugal e todos os avisos meteorológicos para as próximas horas e dias.