Depressão Karlotta traz chuva, vento e agitação marítima a Portugal: saiba onde se preveem os efeitos mais adversos

As frentes associadas à depressão Karlotta estão a provocar uma mudança drástica no estado de tempo em Portugal. Como serão as próximas horas? Saiba aqui!

Quarta-feira, dia 7 de fevereiro, marca o início de uma mudança drástica no estado de tempo em Portugal continental, devido à passagem de frentes associadas à depressão Karlotta e a um rio atmosférico.

Depois de vários dias soalheiros e com temperaturas primaveris, denotou-se uma descida das temperaturas mínimas e a chuva, tal como uma maior intensidade do vento, estão de volta.

O dia de hoje está a ser marcado pela nebulosidade em todo o continente, com algumas abertas, acompanhada pela ocorrência de precipitação nas regiões Norte e Centro. Ainda assim, a temperatura máxima deverá chegar aos 20 ºC em Coimbra, seguida de 19 ºC para os distritos de Beja e Santarém.

Para além da chuva, a temperatura e o mar também se alteram

Amanhã, dia 8, o cenário tende a piorar, com a chuva a alastrar-se para todo o território continental, a partir das primeiras horas da manhã, tendo especial incidência nas regiões do Minho e Douro Litoral, com o passar das horas. Faro também poderá contar com episódios de chuva mais intensos, ao final do dia, tal como alguns locais da região Centro.

Também as temperaturas deverão alterar-se, em comparação com o dia anterior. Poderá denotar-se um ligeiro aumento das temperaturas mínimas em praticamente todos os distritos, tal como uma pequena diminuição das temperaturas máximas na maior parte do país, pelo que a amplitude térmica diminuirá.

temperatura
Previsão da temperatura para quinta-feira, dia 8, às 12h.

Estima-se que a máxima para amanhã seja de 18 ºC para o distrito de Faro e que a mínima mais baixa seja de 4 ºC para o distrito da Guarda, seguido de 7 ºC para Bragança.

O vento de sudoeste também se tornará mais intenso, especialmente no dia de amanhã, entre o final da manhã e o fim da tarde, em praticamente toda a costa litoral, com rajadas que podem chegar aos 80 km/h, no Norte.

Com todos estes fatores de mudança, o IPMA lançou avisos amarelos para todos os distritos de Portugal continental, devido à ocorrência de chuva.

Desta forma, o IPMA lançou avisos amarelos para todos os distritos devido à ocorrência de precipitação, assim como três avisos laranja para os distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo, devido à forte agitação marítima, onde as ondas podem chegar aos 5,5 metros. Estes avisos deverão permanecer em vigor até ao final do dia de amanhã.