Depressão Elsa vai afetar Açores e Portugal continental
Nos próximos três dias, em especial na quarta e na quinta-feira, a Depressão Elsa vai afetar as ilhas do Açores e parte do Continente português. Depois da Tempestade Daniel, este evento meteorológico vai trazer chuva quase até ao Natal. Saiba mais detalhes aqui.
Já a partir de amanhã, o Arquipélago dos Açores vai começar a sentir os efeitos da depressão Elsa, assim nomeada pela Secção Regional dos Açores do IPMA. Os grupos Ocidental, Central e Oriental, estão em alerta desde a passagem da tempestade Daniel e vão continuar pelo menos até 19 de dezembro, face às previsões de precipitação, vento e agitação marítima muito fortes.
Para o Grupo Ocidental, nas ilhas das Flores e do Corvo foram emitidos avisos amarelos, relativos à precipitação, à agitação marítima e à velocidade do vento, numa primeira fase, e foi emitido ainda um aviso laranja devido à velocidade do vento no dia 19 de dezembro.
Já no Grupo Central, foram emitidos avisos amarelos e laranjas para a velocidade do vento e para a agitação marítima que se vão prolongar, pelo menos, até dia 19. Os ventos fortes de Oeste, acompanhados por ondas de Oeste/Noroeste com 7 a 8 metros de altura vão colocar em perigo a população e algumas infraestruturas, principalmente as que se situam perto da linha de costa.
No Grupo Oriental, as ilhas de São Miguel e de Santa Maria podem esperar vento e agitação marítima muito fortes, igualmente até dia 19. Foram emitidos avisos para velocidades do vento sustentadas superiores a 100 km/h, de Oeste e para ondas que podem vir a ter altura superior a 7 metros. Os avisos amarelo e laranja correspondem, respetivamente, ao terceiro e ao segundo mais grave numa escala de quatro cores. O verde representa o aviso menos grave, já o vermelho representa o mais grave.
Face à crescente intensificação da depressão Elsa, a Autoridade Marítima Nacional recomendou à comunidade náutica, de recreio ou piscatória, que se dirija ao porto de abrigo mais próximo e tome medidas de precaução que salvaguardem a vida dos tripulantes e a integridade das embarcações.
Os efeitos em Portugal Continental
A depressão Elsa não vai afetar diretamente o continente português, ao contrário do que se verificou com a tempestade Daniel, pois passará a Norte do Arquipélago dos Açores com direção Este/Sueste. No entanto, as condições atmosféricas vão deteriorar-se já a partir do dia de amanhã, devido a ondulações frontais associadas à referida depressão.
A partir desta quarta-feira espera-se que ocorra precipitação, por vezes forte, com especial incidência no Norte e Centro do país. Associada à precipitação há ainda o vento forte, a agitação marítima e a possibilidade de ocorrência de trovoadas.
Estão associados à forte precipitação o risco muito elevado de cheias rápidas e de deslizamentos de terra. Nesta época natalícia, em que o número de deslocações é elevado, nunca é demais alertar os condutores de veículos rodoviários, para a necessidade de prestar atenção redobrada às condições do piso, principalmente durante estes eventos meteorológicos. O sucesso da quadra depende da atenção prestada à condução aquando de condições atmosféricas adversas.