Depressão com trovoadas ameaça o tempo da Semana da Páscoa em Portugal
Tudo indica que o tempo na Semana da Páscoa 2022 em Portugal continental seja marcado por chuva, sobretudo nos primeiros dias. Há, também, risco de trovoada. Depois disso, o panorama meteorológico poderá mudar. Confira a previsão!
Faltam poucos dias para o Domingo de Ramos e a incerteza é cada vez menor em relação ao tempo em Portugal durante a Semana Santa 2022. No curto prazo, no que resta da atual semana, uma frente muita ativa deixará chuva na quinta e na sexta-feira. No fim de semana, o panorama registará períodos nublados e soalheiros. No Domingo de Ramos o ambiente estará muito primaveril, com muito calor nas horas centrais do dia em grande parte do país.
A partir de segunda-feira, dia 11, a situação meteorológica mudará radicalmente. A chegada de uma frente atlântica à faixa costeira ocidental de Portugal continental, associada a uma depressão muito profunda no Atlântico Norte, dará origem a um estado do tempo muito instável de norte a sul do país, com chuva, por vezes forte, risco de trovoada, ventos fortes de Sudoeste e descida das temperaturas. Expandir-se-á de oeste para leste. Não se descarta a ocorrência de granizo.
Terça-feira ainda será um dia meteorologicamente adverso em Portugal continental, de novo com chuva possivelmente acompanhada de trovoada, e a afetar, outra vez, a totalidade do território. O ambiente deverá arrefecer de forma generalizada.
Nestes dois dias, 11 e 12 de abril, a precipitação será particularmente intensa e abundante a oeste da Barreira de Condensação, bem como na Cordilheira Central e na área entre Coimbra e Setúbal. Para os dias seguintes, de quarta-feira, dia 13, até ao Domingo de Páscoa, ainda que exista muita incerteza, tudo aponta para que o cenário mais provável seja um tempo anticiclónico, com sol e temperaturas elevadas. Mesmo assim, a primavera nunca é de fiar. Mantenha-se atualizado connosco!