Depressão Bárbara: veja aqui os estragos provocados até agora!
A depressão Bárbara chegou a Portugal no dia de ontem. Já durante essa segunda-feira foram inúmeros os estragos que esta causou, desde inundações à destruição de esplanadas. Veja aqui as imagens!
Tal como foi previsto aqui e aqui, a nova depressão Bárbara, nomeada pela AEMET, atingiu o território português na segunda-feira passada. Esta trouxe vento e chuva intensa, causando já inúmeros estragos ao longo do país. Em baixo, vemos o poder do vento na região de Trás-os-Montes.
️ Primeiras chuvas e vento da #FMA_Barbara! ️@ipma_pt @MeteoTrasMontPT @MeteoredPT @InfoMeteoTuit @meteorologia #trasosmontes #nordestetransmontano #dourovalley pic.twitter.com/Tp7CUXCfpi
— 2ONIA2ANCHE2 (@Soniac_Sanches) October 19, 2020
O primeiro dia da passagem desta depressão, em Portugal, traduziu-se em inundações causadas pela ocorrência intensa de precipitação e em estragos causados pelo vento, como quedas de árvores. O número de ocorrências de cheias não pára de aumentar e estas são um pouco por todo o país, apesar de a maior parte estar concentrada nas regiões Centro e Sul. As imagens abaixo são referentes a Vila Real.
Inundações em Vila Real.
— Meteo Trás-os-Montes - Portugal (@MeteoTrasMontPT) October 19, 2020
Micael Pereira#FMA #Barbara pic.twitter.com/y1LdQ0nEZj
Em Vila Nova de Gaia, na praia de Lavadores, há registos fotográficos de estragos em esplanadas, causados pelo vento forte. Para além disto, estava previsto que esta tempestade afetasse a Península Ibérica, pelo que, durante a madrugada de hoje já causou inundações em Espanha, como é possível ver no vídeo abaixo.
Villanueva de los Castillejos, comenzaría a llover fuerte a las 1.30h, sin parar hasta hace un rato! pic.twitter.com/5vUMa1JhMh
— Angeles Vargas (@AngelesVargas81) October 20, 2020
O IPMA já lançou vários avisos meteorológicos referentes ao vento, à precipitação e à agitação marítima. Os avisos vermelhos foram alargados entretanto a mais distritos do Centro e do Sul do país, prevendo-se agora mais ocorrências graves ao longo desta terça-feira em distritos como Lisboa, Santarém, Setúbal, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Faro. Com aviso laranja encontram-se, entre outros, os distritos de Aveiro, Coimbra e Porto.