Depressão Bárbara: veja aqui os estragos provocados até agora!
A depressão Bárbara chegou a Portugal no dia de ontem. Já durante essa segunda-feira foram inúmeros os estragos que esta causou, desde inundações à destruição de esplanadas. Veja aqui as imagens!
Tal como foi previsto aqui e aqui, a nova depressão Bárbara, nomeada pela AEMET, atingiu o território português na segunda-feira passada. Esta trouxe vento e chuva intensa, causando já inúmeros estragos ao longo do país. Em baixo, vemos o poder do vento na região de Trás-os-Montes.
O primeiro dia da passagem desta depressão, em Portugal, traduziu-se em inundações causadas pela ocorrência intensa de precipitação e em estragos causados pelo vento, como quedas de árvores. O número de ocorrências de cheias não pára de aumentar e estas são um pouco por todo o país, apesar de a maior parte estar concentrada nas regiões Centro e Sul. As imagens abaixo são referentes a Vila Real.
Em Vila Nova de Gaia, na praia de Lavadores, há registos fotográficos de estragos em esplanadas, causados pelo vento forte. Para além disto, estava previsto que esta tempestade afetasse a Península Ibérica, pelo que, durante a madrugada de hoje já causou inundações em Espanha, como é possível ver no vídeo abaixo.
O IPMA já lançou vários avisos meteorológicos referentes ao vento, à precipitação e à agitação marítima. Os avisos vermelhos foram alargados entretanto a mais distritos do Centro e do Sul do país, prevendo-se agora mais ocorrências graves ao longo desta terça-feira em distritos como Lisboa, Santarém, Setúbal, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Faro. Com aviso laranja encontram-se, entre outros, os distritos de Aveiro, Coimbra e Porto.