Depressão Aitor e rio atmosférico já estão a atingir Portugal: saiba os efeitos mais adversos e o período mais crítico

Vários distritos de Portugal continental sob aviso amarelo e laranja devido à chegada da depressão Aitor e de um rio atmosférico que nos liga às Caraíbas. Saiba quando será o período mais crítico e os efeitos mais adversos.

A depressão Aitor, a primeira tempestade de grande impacto do outono e da temporada 2024/2025, situada a sul das Ilhas Britânicas e a norte da Península Ibérica, já está a condicionar as condições meteorológicas em Portugal continental desde o início da madrugada desta terça-feira, 24 de setembro.

Nos próximos dias, Aitor terá várias baixas pressões secundárias em seu redor e produzirá várias frentes, estas sim, atingirão diretamente o nosso país.

A longa faixa de humidade proveniente das Caraíbas (rio atmosférico) servirá como ‘combustível’ à precipitação, reforçando-a e tornando-a mais abundante. Há risco de inundações em zonas historicamente vulneráveis e também nas áreas com solos ardidos, onde recentemente lavraram incêndios de grandes dimensões.

As várias frentes da depressão Aitor, muito ativas, atingirão diretamente o Norte e o Centro de Portugal continental. A chuva prevista será abundante devido a um grande rio atmosférico, de origem tropical, com conteúdo elevado de vapor de água.

Efeitos meteorológicos mais adversos da combinação da Depressão Aitor com o rio atmosférico

No resto desta terça-feira (24) e durante os dias de quarta (25) e quinta-feira (26) prevê-se chuva persistente, por vezes forte e abundante, vento intenso e agitação marítima. O período mais crítico ocorrerá entre a tarde de quarta-feira (25) e o final da manhã de quinta-feira, 26 de setembro.

Segundo o modelo de referência da Meteored, é expectável que os distritos mais afetados sejam Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e a parte ocidental dos de Vila Real e Viseu, estando previstos entre 75 a mais de 100 mm de chuva acumulada até ao final do episódio de tempo instável. Por isso mesmo, está ativo nestes locais o aviso laranja de precipitação. Outras regiões, como os distritos de Bragança, Coimbra e Guarda estarão sob aviso amarelo de precipitação.

previsão do tempo portugal
O rio atmosférico que 'ligará' Portugal e Açores às Caraíbas reforçará a chuva prevista para os próximos dias.

Quanto ao vento preveem-se rajadas de 70 km/h nas regiões do litoral Norte e Centro e de 90 km/h nas terras altas do Norte e Centro. O período mais gravoso terá lugar durante a tarde de quarta-feira, dia 25 e início da manhã de quinta, 26 de setembro. O vento soprará forte de Su-Sudoeste no Norte e Centro.

Neste mesmo período mais crítico, o grande destaque irá para a forte intensidade do vento nas terras montanhosas do distrito de Vila Real, desde Chaves e Montalegre a Boticas e Ribeira de Pena.

O aviso amarelo de vento estará ativo nos distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda entre as 15:00 de quarta-feira (25) e as 15:00 de quinta-feira (26). Nos distritos de Viana do Castelo e Braga estará ativo das 15:00 de quarta-feira (25) às 18:00 do mesmo dia. É possível que novos avisos sejam emitidos nas próximas horas.

Em relação ao temporal marítimo, de acordo com os mapas da Meteored, estão previstas ondas de 5 a 6 metros de altura máxima no período entre a tarde de quarta (25) e o dia de quinta-feira (26), especialmente no litoral Norte, numa fase inicial e, posteriormente, alargando-se ao litoral a norte do Cabo da Roca.

A partir de sexta-feira (27) prevê-se uma estabilização das condições meteorológicas e uma descida generalizada das temperaturas em Portugal continental, provocada por uma massa de ar mais frio, proveniente de latitudes setentrionais.