Dentistas e odontologistas recomendam à população em geral que cuide dos seus dentes durante esta época festiva

Durante a época natalícia, as pousadas, os convívios e as festas representam fatores de risco que ameaçam a saúde dos nossos dentes, alerta um especialista.

janeiro é um mês de aumento de visitas ao dentista devido a dores e fraturas dentárias causadas por descuidos em dezembro.
Janeiro é um mês de aumento de visitas ao dentista devido a dores e fraturas dentárias causadas por descuidos em dezembro.

As férias e as pousadas são inimigas dos dentes, pois o consumo de doces, pães, álcool aumenta e muitos se esquecem de escovar os dentes.

Para que as férias não causem estragos nos dentes, a presidente da Associação Dentária de Jalisco, Ana Rosa Pinedo Rivera, emitiu 10 recomendações, incluindo a ingestão de alimentos que ajudam a limpar a boca.

Pinedo recomendou que não se deem doces a crianças pequenas e, caso se deem doces, que a mãe se encarregue de escovar os dentes, para remover todos os resíduos.

Janeiro é um mês com um pico de consultas de medicina dentária, devido a dores, fraturas dentárias e ao esquecimento do que acontece durante a época festiva, que é o que leva as pessoas a irem ao consultório do dentista.

Há bactérias que podem viajar através dos nossos sistemas e até afetar o coração e o cérebro.
Há bactérias que podem viajar através dos nossos sistemas e até afetar o coração e o cérebro.

A especialista lembrou que a saúde oral é vital para uma boa qualidade de vida, porque há bactérias que podem viajar através dos nossos sistemas e até afetar o coração e o cérebro.

As bactérias das cáries estão intimamente relacionadas com os ataques cardíacos, mas as doenças periodontais também estão comprovadamente relacionadas com a doença de Alzheimer.

Convida também a população idosa com dentes incompletos a visitar o seu especialista de confiança, pois recorda que é graças aos dentes que podemos estar bem nutridos.

Eis a lista de conselhos da especialista

1. Mantenha a higiene oral. É muito importante manter a rotina de escovar os dentes três vezes por dia, e ainda mais se houver reuniões, que podem ser aumentadas para quatro ou cinco vezes, dependendo da frequência com que os alimentos são consumidos.

2. Consuma doces de forma responsável. Sim, pode fazê-lo, mas deve dar preferência a certos doces. Evite mascar pastilha elástica e, se a for comer, lave os dentes rapidamente. Também é importante que não morda os doces, pois isso pode partir ou fraturar o esmalte dos dentes.

3. Mantenha-se hidratado. Nesta altura do ano o consumo de água natural diminui, mas é algo que não deve ser esquecido, pois ao mantermo-nos hidratados teremos uma maior produção de saliva e isso ajuda-nos muito a manter a nossa boca limpa, pois cada vez que engolimos saliva, esta ajuda a varrer uma grande quantidade de bactérias.

4. Consuma vitaminas. As vitaminas C e A são boas para os dentes. A vitamina C pode ser encontrada em suplementos em comprimidos, também em alimentos, mas muitas pessoas associam-na ao limão e o sumo de limão pode danificar o esmalte, por isso agora é aconselhável não consumir tanto limão e vitamina C em suplementos ou também em kiwis ou tomates.

5. Evite mudanças bruscas de temperatura. Hoje em dia, adoramos caldos quentes, chocolate e bebidas quentes e, quando estão muito quentes, provocam microfraturas no esmalte, que não se sentem, mas que, com o passar do tempo, causam danos.

6. Evite abusar do álcool. O vinho branco e o champanhe são muito ácidos e podem danificar o esmalte dos dentes num consumo elevado. O vinho tinto não é ácido, mas pode pigmentar os dentes. A recomendação é não exagerar e ter uma garrafa de água para alternar e a água ajudará a limpar os ácidos produzidos pelo álcool.

7. Os dentes não são para abrir garrafas ou outras coisas. Parece engraçado, mas muitos pacientes vão ao dentista porque usam os dentes para abrir um saco de batatas, morder doces, enfim, para morder coisas que não deveriam morder.

8. Coma fruta. Lembre-se de comer pelo menos cinco peças de fruta por dia. As maçãs e a jícama são muito boas para a limpeza e manutenção da saúde oral.

9. Não deixe de comer uma tábua de queijos. O queijo é bom para os dentes devido ao seu elevado teor de cálcio e fortalece o esmalte, neutraliza também certos ácidos que temos na placa bacteriana e nivela o PH.

10. Aplicação de flúor. Podemos encontrá-lo em diferentes alimentos, como marisco, frango, sardinhas, mas é muito importante ir ao dentista para que nesta altura do ano possa aplicar flúor, que irá fortalecer o esmalte e reduzir a probabilidade de danos em até 50 por cento.

Para além disso, disse, a ingestão de pastilhas elásticas não substitui a escovagem dos dentes, uma vez que não passa por todos os lados dos dentes.