Deli sofre com ondas de calor intensas e escolas fecham mais cedo

A capital da Índia está a sofrer sob o aperto de uma onda de calor brutal, com temperaturas que ultrapassam os 46 °C pelo quarto dia consecutivo. As autoridades meteorológicas estenderam o alerta vermelho para calor extremo até sexta-feira.

Deli calor
Deli atinge temperaturas recorde. O Departamento de Educação do governo de Deli emitiu circular para encerrar as escolas.

Deli, na Índia, encontra-se perante o aperto de uma onda de calor intensa, com temperaturas que ultrapassam os 46 °C pelo quarto dia consecutivo. Isto resulta na extensão do alerta vermelho para calor extremo até sexta-feira e no encerramento das escolas para férias.

Temperaturas dispararam para níveis recordes, escolas fecham e alerta vermelho foi estendido

Na segunda-feira, as condições extremas começaram a afetar a Região da Capital Nacional (NCR), com seis das 15 estações meteorológicas a registar temperaturas do ar acima de 46 °C. Em resposta a este calor intenso, as autoridades meteorológicas estenderam o alerta vermelho até sexta-feira, e o governo ordenou que as escolas que ainda estavam abertas fechassem para as férias de verão imediatamente.

Embora Safdarjung, a estação base de Deli, tenha registado uma máxima de 44,1 °C, apenas abaixo do limite para uma onda de calor técnica, em outras nove estações da NCR as temperaturas excederam os 46 °C. De facto, as condições meteorológicas foram opressivas em praticamente toda a região, e de facto na maior parte do noroeste da Índia verificaram-se ventos fortes e muito calor.

Com as condições meteorológicas extremas a persistir, o Departamento de Educação do governo de Deli emitiu uma circular onde apela ao encerramento de todas as escolas.

"Observou-se que algumas escolas privadas reconhecidas e com auxílio do governo ainda estão abertas durante as ondas de calor severas em curso", afirmava a circular. "Portanto, todos os diretores destas escolas são aconselhados a fechar as escolas para as férias de verão com efeito imediato."

Estas condições começaram na sexta-feira passada, quando a temperatura máxima ultrapassou os 45 °C em nove estações da região. Na segunda-feira, um total de 11 estações registaram temperaturas acima de 45 °C, e o Departamento Meteorológico da Índia (IMD) alertou que os picos podem chegar a 48 °C em partes da NCR nos próximos dias.

youtube video id=8sHALQNmfqI

Najafgarh, localizada no sudoeste de Deli, registou a temperatura mais alta do país, com uns impressionantes 47,4 °C. Isto verificou-se também em Sirsa (47,2 °C) e em Haryana e Mungeshpur (47,1 °C) no noroeste de Deli. O calor extremo, juntamente com o facto de se tratar de um dia de trabalho comum, resultou em picos de energia em Deli, atingindo uns impressionantes 7572 MW, níveis de energia mais elevados já registados este ano e que superam o pico do ano passado. O valor histórico em Deli foi verificado em junho de 2022 (7695 MW).

Temperaturas elevadas podem continuar até sexta-feira, eleições com alerta verde

Espera-se que as temperaturas muito elevadas persistam durante a próxima semana, coincidindo com o pico da campanha eleitoral na capital, que vai às urnas no sábado. O IMD emitiu um alerta “verde” para o dia das eleições. No entanto, a agência prevê que as condições provavelmente não diferirão significativamente.

"Não houve nenhuma mudança significativa nos padrões meteorológicos nos últimos dias", observou um funcionário do IMD, pedindo anonimato. "As condições associadas à onda de calor e calor extremo foram novamente registadas em Deli NCR, com uma ligeira diminuição na temperatura em comparação com o domingo. A temperatura máxima em Safdarjung poderá chegar aos 45 °C na terça-feira e possivelmente 46 °C até sexta-feira. A mesma máxima também é provável no sábado".

Em período análogo do ano passado, Deli não registou dias de onda de calor. No ano anterior (em 2022) tinham se verificado quatro desses dias em maio. Em abril de 2022, nove dias com calor extremo foram registados - embora não em dias consecutivos.

Mahesh Palawat, vice-presidente da secção de meteorologia da Skymet, diz que grande parte do noroeste da Índia estava a enfrentar condições climático-meteorológicas particularmente desconfortáveis, principalmente devido ao céu limpo e aos ventos secos de oeste.

“Estes ventos sopram de oeste, com características de secura, onde as temperaturas são igualmente altas. Não há humidade no ar, o que torna o calor sufocante e dificulta ficar ao ar livre", disse M. Palawat.

O IMD tem três alertas codificados por cores para eventos climático-meteorológicos em todo o país, sendo o nível mais alto de alerta o que vigora na maior parte do noroeste da Índia neste momento.