De volta ao vapor: o regresso de um gigante da Segunda Guerra
Após décadas em silêncio, uma das mais emblemáticas locomotivas construídas durante o conflito regressa aos carris britânicos, renovada por milhares de horas de dedicação e carregada de histórias de coragem, engenho e memória.

Prepare-se para uma viagem ao passado — com direito a fumo, nostalgia e o som característico de uma locomotiva que não quer ser esquecida. O lendário Canadian Pacific, um comboio a vapor nascido em plena Segunda Guerra Mundial, voltou a circular no Reino Unido e está mais elegante do que nunca.
Construído em 1941, em Eastleigh, este colosso ferroviário faz parte da história viva da engenharia britânica. E não é um comboio qualquer: estamos a falar de um dos últimos sobreviventes da impressionante classe Merchant Navy, conhecida pela sua potência, velocidade e papel crucial no esforço de guerra.
O mais curioso? Esta locomotiva não foi apenas uma proeza mecânica — foi também um símbolo da mudança social.
É verdade. Muitas das mãos que a montaram eram femininas. Com os homens enviados para a frente de combate, as mulheres britânicas pegaram nas ferramentas e meteram mãos à obra, literalmente. Uma dessas mulheres pode até ter sido a mãe de Stephen Wilson, hoje com 78 anos, que passou a última década como voluntário no projeto de restauro.
“É o resultado de um trabalho duro de muitas pessoas e vê-lo concluído é simplesmente brilhante”, disse o reformado Stephen Wilson, de 78 anos, em declarações à “Reuters”.
O fim um de trabalho de restauro desenvolvido nos últimos 14 anos
Após anos de serviço militar e turístico — depois da guerra foi usado no transporte regular de passageiros —, o Canadian Pacific entrou em pausa em 2008, quando o seu certificado de caldeira expirou. Mas em vez de o deixarem apodrecer num canto qualquer, um grupo de entusiastas e voluntários da histórica linha Watercress Line — também conhecida como Mid Hants Railway — decidiu arregaçar as mangas e dar-lhe nova vida.
“A empresa comprou a locomotiva em 2006 e esta ainda chegou a ser usada até o certificado de caldeira expirar, em 2008. O trabalho de restauração envolveu, não só a reconstrução da caldeira, como também reparos na estrutura e em componentes mecânicos complexos, assim como uma nova pintura”, lê-se na ‘NiT’.
Um regresso muito esperado
O grande regresso aconteceu a 20 de março deste ano. O Canadian Pacific partiu da cidade mercantil de Alresford, no sudeste de Inglaterra, com destino a Alton. A bordo iam não só os voluntários que deram vida ao projeto, como também familiares das pessoas que, décadas antes, lhe deram forma pela primeira vez.
A locomotiva foi originalmente batizada em homenagem às companhias marítimas que, durante a guerra, atravessavam o Atlântico carregadas de mantimentos e esperança. Muitas dessas embarcações foram atacadas pelos nazis, mas resistiram — tal como este comboio resistente, que agora volta a servir um propósito muito diferente: encantar turistas.

A Watercress Line é conhecida por oferecer passeios mágicos entre colinas e campos verdejantes, numa linha férrea que se estende por cerca de 16 quilómetros. Além do Canadian Pacific, há outras locomotivas a vapor e a diesel a circular, muitas delas em serviços temáticos que agradam tanto a miúdos como a graúdos.
A próxima grande aventura será o Easter Bunny Train, uma viagem especial dedicada à Páscoa, com animação, música e, claro, um coelhinho pelo caminho. Um programa perfeito para famílias, com bilhetes a partir dos 48€ (dois adultos e uma criança).