De volta à moda: óculos de sol pequenos, mas será que protegem os seus olhos?
Os óculos de sol pequenos estão de novo na moda, mas até que ponto são bons para proteger a saúde dos seus olhos?
Os óculos de sol pequenos estão de novo na moda, mas antes de aderir a esta moda, pergunte a si próprio se estes mini acessórios de moda são seguros e eficazes e se oferecem proteção suficiente.
Os óculos de sol pequenos podem permitir que os fashionistas façam uma afirmação ousada com os seus óculos, mas os especialistas estão preocupados com o facto de estes óculos deixarem partes dos olhos expostas aos raios ultravioleta (UV) nocivos e, por conseguinte, oferecerem apenas uma cobertura limitada. Este facto suscita ainda mais preocupações quanto às consequências a longo prazo da exposição prolongada aos raios UV, incluindo deficiências visuais e lesões oculares.
O que é UV?
A radiação ultravioleta do sol divide-se em três tipos: UV-A, UV-B e UV-C. Cerca de 95% dos raios UV que atingem a Terra são raios UV-A, sendo os restantes 5% raios UV-B.
- Os raios UV-A são os que têm menos energia e estão principalmente ligados a danos cutâneos a longo prazo, como as rugas; pensa-se também que desempenham um papel em alguns cancros da pele, uma vez que podem causar danos indiretos no ADN.
- Os raios UV-B são os principais raios que causam queimaduras solares. Também danificam diretamente o ADN das células da pele e pensa-se que estão na origem da maioria dos cancros da pele.
- Os raios UV-C têm a maior energia e são os mais nocivos, mas tendem a reagir com o ozono existente na atmosfera, o que significa que são um fator de risco menor para a saúde dos olhos e para os danos na pele.
Risco para a saúde ocular
Sabia que os olhos são 10 vezes mais sensíveis aos raios UV do que a pele? E, de acordo com o Eyecare Trust, os olhos das crianças correm um risco maior de sofrer danos causados pelos raios UV: pupilas maiores e lentes mais claras significam que 70% mais luz UV pode atingir a retina de uma criança.
Rosie Gavzey, optometrista independente e membro do conselho de administração da Eyecare Trust, afirma: "Os óculos de sol não servem apenas para dar um ar fresco quando está calor. Também oferecem aos olhos uma proteção vital contra os raios UV nocivos do sol. A exposição à radiação UV do sol pode levar a uma condição semelhante a uma queimadura solar chamada fotoceratite, que é normalmente uma condição temporária, mas desconfortável. A exposição prolongada aos nocivos raios invisíveis do sol pode acelerar o envelhecimento da mácula, a parte mais sensível da retina onde os raios de luz são focados, e, em alguns casos, pode também favorecer o desenvolvimento de cataratas."
Gavey acrescenta: "Se comprar óculos de sol para as crianças, certifique-se de que as lentes são suficientemente grandes para proteger os olhos da luz que entra de lado e de frente. Uma ação preventiva nos seus primeiros anos de vida protegerá os seus olhos para a vida futura".
A investigação demonstrou que os óculos de sol mais pequenos são os que oferecem menos proteção solar. As lentes mais pequenas têm uma área de superfície menor para proteger os olhos, o que significa uma maior exposição aos raios UV para os utilizadores. As armações mais pequenas também permitem que a luz periférica penetre nos bordos das armações, comprometendo a sua capacidade de fornecer uma proteção adequada contra os raios UV nocivos, com a exposição à luz a poder provocar o encurvamento dos olhos, causando desconforto, cansaço e fadiga ocular.
O par perfeito?
Os especialistas afirmam que, embora os óculos de sol pequenos possam estar "na moda", é importante lembrar que os óculos de sol devem cumprir as normas de segurança e proporcionar uma cobertura adequada para proteção contra os efeitos cumulativos da radiação UV.
Então, o que deve escolher? Os óculos de sol devem proporcionar 100% de proteção UV ou UV400, ou bloquear os raios UV-A e UV-B, e o Eyecare Trust sugere que procure a marca CE ou a norma britânica BSEN 1836:2005.
Referência da notícia:
Backes, C., Religi, A., Moccozet, L. et al. (2019) Sun exposure to the eyes: predicted UV protection effectiveness of various sunglasses. Journal of Exposure Science & Environmental Epidemiology