De olhos no céu: não perca o eclipse total lunar em meados de maio!
É um amante da astronomia? Então prepare-se! Em meados do mês de maio, será possível observar desde Portugal continental, Açores e Madeira o fenómeno conhecido como eclipse total da Lua, que parecerá uma “Lua de Sangue”. Confira todos os detalhes connosco!
Neste mês de maio, o céu vai presentear-nos com mais um espetacular fenómeno astronómico, conhecido por Eclipse total da Lua. Este eclipse será visível na Europa, África, América do Sul e América do Norte, Médio Oriente, Pacífico Leste, Pacífico Sul e até mesmo Antártida, entre as 2:30 da madrugada de 15 de maio e as 07:52 de 16 de maio (hora de Lisboa).
Tal como descreve ao pormenor no seu website o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), “na madrugada de segunda-feira dia 16, a lua começará a entrar na penumbra pelas 02h31. Às 3h28, a lua entra na sombra e ficará completamente coberta a partir das 04h29. Pelas 05h12 o eclipse atinge o seu máximo, permanecendo na totalidade até às 05h54. A partir das 05h54, a Lua começa a sair da sombra, saindo totalmente pelas 6h56, terminando a última fase do eclipse pelas 7h52”.
Para mais detalhes, pode consultar o website Time and Date, onde, entre outras informações, consta um mapa animado do Eclipse, com a data, hora e locais de onde será visível.
O que é um eclipse lunar?
Um eclipse lunar só pode acontecer enquanto está Lua Cheia e quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham, e a Lua passa para a sombra da Terra. A Terra projeta duas sombras na Lua no decorrer do eclipse. A penumbra diz respeito à sombra exterior parcial, ao passo que a umbra é a sombra escura e completa.
Na altura em que a Lua Cheia se desloca para a sombra da Terra, escurece, mas não desaparece. A luz do Sol que atravessa a atmosfera terrestre ilumina a Lua, tornando-a vermelha, daí que este acontecimento seja muitas vezes referido como uma "Lua de Sangue".
Dependendo das condições meteorológicas da área onde estiver o observador, a Lua pode assumir um aspeto enferrujado, cor de tijolo ou vermelho-sangue. Esta variabilidade na cor ocorre visto que a luz azul sofre uma dispersão atmosférica mais forte, portanto, a luz vermelha será a cor com mais destaque, quando a luz solar atravessar a nossa atmosfera e a projetar em direção à Lua.
Será visível desde Portugal continental e Arquipélagos?
Sim. Este eclipse lunar será visível a partir de quase toda a Europa. Assim, a Lua em Lisboa irá nascer às 20h11 do dia 15 e pôr-se às 06h28 do dia 16, o que significa que, se as condições meteorológicas o permitirem, será possível estar atento ao eclipse até 34 minutos antes de sair completamente da sua totalidade. Isto porque desde Portugal continental, o eclipse será visível entre as 2h32 e as 05h54, instante em que a Lua irá começar a sair da sombra.
A sua duração total será de 3 horas e 22 minutos, pelo que Portugal continental irá “apanhar” as fases do Eclipse penumbral, parcial, total e máximo. Após as 05:54, o eclipse já não será visível desde o nosso país porque a Lua estará abaixo da linha do horizonte, tornando impossível a sua observação.
Quanto aos Arquipélagos, tanto no da Madeira como no dos Açores será possível ver a Lua a sair da sombra na sua totalidade. A Lua no Funchal irá nascer às 20h31 do dia 15 e pôr-se às 07h14 do dia 16 de maio. Em Ponta Delgada nascerá pelas 20h19 do dia 15 e pôr-se-á às 06h39 do dia 16 de maio.
Por fim, é de salientar que um melhor avistamento deste eclipse lunar dependerá sempre das condições meteorológicas - de preferência céu totalmente limpo - que estiverem nessa noite. Embora a previsão a 10 dias seja pouco fiável, tudo indica que nessa noite, de 15 para 16 de maio, iremos ter azar em grande parte do território continental, porque a nebulosidade deverá “estragar” a oportunidade de assistirmos a este espetáculo natural.
Outros fenómenos relevantes para assistir
Marque já na sua agenda! Outro eclipse lunar total ocorrerá no próximo dia 8 de novembro de 2022. Infelizmente, será visto apenas desde a Ásia, Austrália, Pacífico e Américas, a 8 de novembro, entre as 08:01 e as 13:58. Mas o pôr da Lua será visto nas regiões orientais da América do Norte.
Ainda este mês, o céu noturno dará a oportunidade de observarmos, até ao dia 28 de maio, a chuva de meteoros das Eta Aquáridas, sendo que o pico das mesmas foi atingido esta noite, segundo os dados oficiais.