De frente para o infinito: na Cachoeira da Fumaça a queda não tem fim

Em 2025, transforme feriados em aventuras e prepare-se para explorar um dos destinos mais incríveis do Brasil.

Cachoeira da Fumaça
É a segunda maior cascata do Brasil. Foto: Wikimedia

Este ano decidiu arriscar e marcar férias para aquele destino de sonho? A boa notícia é que 2025 promete ser generoso em oportunidades de descanso, com vários feriados, pontes e fins de semana prolongados que, se bem aproveitados, podem transformar os habituais 22 dias úteis de férias em até 48 dias de descanso — ou até 49 para quem trabalha em Lisboa. É a oportunidade perfeita, diríamos, para conhecer aquele país que está na sua lista à espera de ter mais tempo para explorá-lo.

Esse país é o Brasil? Temos, então, uma sugestão de aventura para si. Sim, sabemos que neste país não faltam pontos para conhecer, mas há um que tem mesmo de fazer parte do seu roteiro: aquela que é uma das maiores cascatas do Brasil.

Pronto para a aventura?

A Cachoeira da Fumaça, localizada na deslumbrante Chapada Diamantina, na Bahia, é uma verdadeira joia da natureza que encanta visitantes de todos os cantos do mundo. Com uma queda d'água de impressionantes 340 metros, ostenta o título de uma das cascatas mais altas do Brasil — perdendo apenas para a Cachoeira da Neblina, no Rio de Janeiro, com os seus 450 metros de altura.

“Imponente, enorme e com um charme único. A Cachoeira da Fumaça é, inegavelmente, um dos cenários naturais mais incríveis do Brasil”, garante a revista ‘NiT’.

Ainda assim, o mais impressionante acaba por não ser a sua altura ou o cenário envolvente (que é por si só incrível). É que, além de parecer não ter fim, a “fumaça” que se forma quando a água cai e se dispersa devido ao vento, torna-a ainda mais deslumbrante. Daí o nome: Cachoeira da Fumaça.

Quando o vento sopra com força, a água é lançada para cima, criando uma nuvem de vapor que se assemelha a fumo. Há até quem pense que se trata de água a escaldar, mas não é o caso.

Como lá chegar

Para explorar este ponto turístico natural, os visitantes podem escolher entre duas opções. A primeira é fazê-lo através de trilhos que partem de dois pontos principais: Andaraí e Ibicoara.

“O mais popular é o segundo, que leva os visitantes por um percurso de aproximadamente seis horas de caminhada (ida e volta) até ao miradouro, onde é possível admirar a cascata de uma distância segura”, nota a mesma revista nacional.

Cachoeira da Fumaça
A água parece não tocar no chão. Foto: Wikimedia

O caminho inclui algumas subidas e troços íngremes e pode ser ligeiramente escorregadio, dependendo das condições climatéricas, mas a recompensa vale cada passo. Ao chegar ao topo da queda d'água, o visitante é brindado com uma vista panorâmica que parece saída de um conto de fadas.

A paisagem da Chapada Diamantina, com os seus vales verdes e montanhas de topo plano, estende-se até onde a vista alcança.

Outra forma de acesso é a partir do município de Andaraí, mas este percurso é mais longo. Feitas as contas, são cerca de 28 quilómetros, ida e volta, que exigem três dias de viagem com acampamento pelo meio.

O guia não é obrigatório para esse passeio, mas é altamente recomendado devido ao grau de dificuldade da trilha”, avisa o site ‘Guia Melhores Destinos’.

Chegados ao destino, os mais corajosos podem até espreitar a borda da cachoeira, mas com cuidado. O coração pode disparar ao ver a água a cair no vazio abaixo.

Se não estiver para aventuras radicais, não se preocupe: há imensos locais perfeitos para um piquenique ou simplesmente para relaxar, enquanto se ouve o som tranquilo da água ao fundo.

Cachoeira da Fumaça
É impressionante. Foto: Instagram

Quer saber qual a melhor altura para visitar a Cachoeira da Fumaça? É durante a estação das chuvas, entre novembro e março, quando o volume de água é maior. Porém, mesmo na estação seca, o espetáculo natural não dececiona.

Antes de ir, porém, é importante saber que o horário de visitas é das 8:00 h às 17:00 horas, diariamente. Ainda assim, os visitantes só podem iniciar a subida até às 13:00 horas, para dar tempo de ir e voltar.

“Não há qualquer custo de entrada, mas é pedida uma taxa de contribuição espontânea para ajudar os bombeiros que combatem os incêndios no Vale do Capão.”

Se procura uma experiência que combina adrenalina, beleza natural e momentos de paz, a Cachoeira da Fumaça é o destino perfeito. Não se esqueça de levar calçado confortável, protetor solar, água e, claro, a câmara fotográfica para registar cada instante desta aventura inesquecível.