De Adelaide a Jaipur: conheça as 20 cidades mais bonitas do mundo
Eleger as metrópoles mais incríveis de sempre parece ser uma tarefa algo impossível. Afinal, essa decisão acaba por ser algo subjetiva. Ainda assim, a revista de design ‘Architectural Digest’ publicou uma lista com aquelas que considera serem as 20 cidades mais bonitas.
O que é, para si, uma cidade bonita? É um destino com paisagens naturais de tirar o fôlego? Ou um sítio onde as ruas parecem ter parado no tempo? Quem sabe, para si, o encanto esteja nos arranha-céus futuristas e na arquitetura arrojada que transformam o horizonte num espetáculo de modernidade.
Ainda assim, a revista de design ‘Architectural Digest’ não temeu qualquer dúvida e publicou uma lista com aquelas que considera serem as 20 cidades mais bonitas.
“A nossa lista não é de forma alguma definitiva”, lê-se na publicação. “Vinte cidades é muito pouco para resumir toda a beleza do mundo. Mas tentámos destacar alguns lugares extremamente espetaculares, desde as praias remotas das Caraíbas à capital cultural do Japão. Algumas cidades são centros de arquitetura contemporânea, enquanto outras preservam um tempo muito passado. Vários lugares nesta lista são densamente povoados, enquanto pelo menos um tem uma população de meros milhares.”
Mas, afinal, o que é que torna uma cidade ‘bonita’?
“Embora existam infinitas maneiras de responder a esta pergunta, para o propósito desta lista, consideramos arquitetura, tesouros culturais, relevância histórica, bem como apelo natural”, começam por responder os autores. “As melhores cidades oferecem algo que não pode ser encontrado em nenhum outro lugar. Destinos de todo o mundo entraram na lista, alguns por possuírem tudo isso num único lugar.”
Top 3 das cidades mais bonitas do mundo
Adelaide, Austrália
O primeiro lugar é ocupado por Adelaide, a capital da Austrália Meridional, graças à sua arquitetura Art Déco e às suas exuberantes dunas.
“Encontre surf, dunas de areia e arquitetura Art Déco em Adelaide. Na verdade, pode vivenciar os três, bem como a arquitetura vitoriana em Semaphore Beach, a apenas 14 quilómetros do centro da cidade.”
Além da praia, Adelaide tem grandes colinas com uvas de alta qualidade, tornando-a a capital do vinho do país. Aqui poderá ver coalas e até cangurus.
Tallinn, Estónia
Em segundo ficou Tallinn, a capital da Estónia, sendo uma das cidades medievais mais impressionantemente bem preservadas do mundo.
"Tallinn é uma das cidades medievais mais bem preservadas do mundo, um fato que ajudou a sua Cidade Velha a ganhar o status de Património Mundial da UNESCO. E não são apenas uma ou duas igrejas que ainda estão intactas, mas uma parte extraordinária do layout centenário de Tallinn, incluindo lotes de construção, ruas sinuosas de paralelepípedos, torres de defesa e grandes secções da muralha que circunda esta cidade arquitetonicamente rica.”
Portsmouth, Dominica
Na terceira posição ficou Portsmouth. Não, não é a que fica no sul de Inglaterra, mas sim, o segundo maior centro populacional da Dominica, país insular que fica no mar das Caraíbas e tem praias, mangais e recifes de coral.
“Parte da beleza desta cidade insular caribenha é que ela é significativamente menos conhecida do que qualquer outro local desta lista. Portsmouth, também conhecida como Ilha da Natureza, pode ser nova para muitos, mas depois de vislumbrar as suas trilhas de caminhada na selva, pântanos costeiros e praias intocadas que levam a recifes de corais, será difícil esquecer”, garante a publicação.
San Miguel de Allende, no México, e Antígua, na Guatemala, completam o top 5. Curioso para conhecer os restantes nomes da lista? Consulte o ranking abaixo.
As 20 cidades mais bonitas do mundo, segundo a Architectural Digest
6. Singapura
7. Paris, França
8. Chefchaouen, Marrocos
9. Chiang Mai, Tailândia
10. Luxor, Egipto
11. Istambul, Turquia
12. Quioto, Japão
13. Barcelona, Espanha
14. Cidade do Cabo, África do Sul
15. Rio de Janeiro, Brasil
16. Florença, Itália
17. Djenné, Mali
18. Nova Iorque, EUA
19. Amesterdão, Países Baixos
20. Jaipur, Índia