Cumprem-se 10 anos do trágico e misterioso desaparecimento do voo MH370: o que se sabe atualmente?
O moderno avião Boeing 777-200ER, com 239 pessoas a bordo, desapareceu sem explicação a 8 de março de 2014. Foram encontrados vários destroços, mas o local do acidente ainda é desconhecido. Como será a nova busca proposta pela Ocean Infinity?
Passaram 10 anos desde um dos maiores mistérios da aviação mundial: o desaparecimento do voo de passageiros MH370 da Malaysia Airlines, a 8 de março de 2014.
O moderno avião Boeing 777-200ER, com 239 pessoas a bordo, desapareceu sem qualquer explicação. Várias buscas ao longo da última década ainda não conseguiram encontrar o avião ou os corpos das vítimas.
Num evento comemorativo no início desta semana, o Ministro dos Transportes da Malásia anunciou um novo impulso para uma nova busca. Se for aprovada pelo governo malaio, a busca será efetuada pela empresa americana de exploração do fundo marinho Ocean Infinity, cujos esforços se revelaram infrutíferos em 2018.
O que aconteceu ao voo MH370 da Malaysia Airlines?
Charitha Pattiaratchi, professora de Oceanografia Costeira da Universidade da Austrália Ocidental, relata num artigo publicado em The Conversation que o voo estava programado para voar de Kuala Lumpur para Pequim. O controlo do tráfego aéreo perdeu o contacto com o avião 60 minutos depois de este ter sobrevoado o Mar do Sul da China.
Posteriormente, o avião foi seguido por radares militares através da península da Malásia e foi localizado pela última vez por radares sobre o Mar de Andamão, no nordeste do Oceano Índico.
Posteriormente, as comunicações automatizadas por satélite entre o avião e o satélite de telecomunicações Inmarsat da companhia britânica indicaram que o avião foi parar ao sudeste do Oceano Índico, ao longo do 7º arco (um arco é uma série de coordenadas).
Este facto serviu de base à definição das primeiras zonas de busca pelo Australian Air Transport Safety Bureau. As primeiras buscas aéreas foram efetuadas no Mar da China Meridional e no Mar de Andamão.
Até à data, não se sabe o que levou o avião a mudar de rota e a desaparecer.
Os destroços encontrados até à data do voo MH370 da Malaysia Airlines
Pattiaratchi explica que, dez dias após o desaparecimento do MH370, foi iniciada uma busca no sul do Oceano Índico, liderada pela Austrália, envolvendo aviões de vários países. Esta busca prolongou-se até 28 de abril e cobriu uma área de 4.500.000 quilómetros quadrados de oceano. Mas não foram encontrados quaisquer destroços.
Duas buscas submarinas no Oceano Índico, a 2.800 km da costa da Austrália Ocidental, também não encontraram vestígios do local do acidente.
A busca inicial no fundo do mar, liderada pela Austrália, cobriu 120.000 quilómetros quadrados e estendeu-se por 50 milhas náuticas ao longo do 7º arco. Durou 1046 dias e foi suspensa em 17 de janeiro de 2017. Uma segunda busca pela Ocean Infinity em 2018 cobriu mais de 112 000 quilómetros quadrados. Foi concluída em pouco mais de três meses, mas também não conseguiu localizar os destroços.
Embora o local principal do acidente ainda não tenha sido encontrado, vários pedaços de destroços apareceram nos anos que se seguiram ao desaparecimento do voo.
Em 30 de julho de 2015, uma grande peça de destroços (um flaperon, uma parte móvel da asa de um avião) deu à costa na Ilha da Reunião, no Oceano Índico ocidental. Mais tarde, foi confirmado que pertencia ao MH370. Nos meses seguintes, foram encontrados mais destroços de aviões no Oceano Índico ocidental, na Maurícia, Tanzânia, Rodrigues, Madagáscar, Moçambique e África do Sul.
A análise da deriva efetuada pela Universidade da Austrália Ocidental (UWA) previu com precisão o local onde os destroços flutuantes do MH370 encalhariam no Oceano Índico ocidental. Também guiou o aventureiro americano Blaine Gibson e outros a recuperar diretamente várias dezenas de destroços, três dos quais foram confirmados como sendo do MH370, enquanto vários outros são considerados prováveis.
É também uma verificação independente de que o acidente ocorreu perto do 7º arco, uma vez que quaisquer destroços fluiriam inicialmente para norte e depois para oeste, levados pelas correntes oceânicas predominantes.
Porquê uma nova busca pelo MH370 agora?
A nova busca proposta pela Ocean Infinity reduziu significativamente a área-alvo nas latitudes 36°S e 33°S. Isto é aproximadamente 50 km a sul dos locais onde os modelos UWA indicavam a libertação de destroços ao longo do 7º arco. Se a busca não localizar destroços, poderá ser alargada para norte.
Desde as primeiras buscas subaquáticas, a tecnologia melhorou imenso. A Ocean Infinity utiliza uma frota de veículos subaquáticos autónomos de maior resolução. A busca proposta também utilizará navios de superfície controlados remotamente.
Por conseguinte, existe uma grande probabilidade de os destroços ainda poderem ser encontrados. Pattiaratchi diz que se a busca for bem sucedida no futuro, será um alívio não só para as famílias dos falecidos, mas também para os milhares de pessoas que estiveram envolvidas nos esforços de busca.