Conheça os benefícios da romã para a saúde

A romã é um fruto típico do outono, estando maioritariamente à disposição do consumidor entre setembro e dezembro. Já conhece os seus benefícios?

Romã, benefícios
Devido ao seu potencial antioxidante, quase três vezes superior ao do chá verde e vinho tinto, a romã assume um papel importante na proteção celular.

A romã é o fruto da romãzeira (Punica granatum), comum no Mediterrâneo Oriental e Médio Oriente, onde a polpa é utilizada para a preparação de aperitivos, sobremesas ou, por vezes, de bebidas alcoólicas.

Para além da romã poder ser incluída em dietas para emagrecer, já que tem poucas calorias e é rica em fibras, aumentando a sensação de saciedade e, assim, o consumo de alimentos, existem outros benefícios para a saúde.

A romã na prevenção e controlo de doenças

Os flavonoides presentes na romã (quanto mais vermelhas forem as sementes, maior a quantidade destes antioxidantes) podem ajudar a manter a saúde das artérias, reduzir o colesterol e prevenir ataques cardíacos, além de retardar o envelhecimento.

Esta fruta desempenha, ainda, um efeito benéfico no controlo da diabetes, na prevenção da obstipação e melhoria do trânsito intestinal. E, como referimos acima, também tem efeito hipocolesterolémico, uma vez que o seu consumo leva a uma redução dos valores séricos de colesterol.

A prevenção do cancro e do Alzheimer são dos benefícios mais importantes

A prevenção do cancro é um dos principais benefícios da romã. Os antioxidantes presentes na mesma ajudam a prevenir o surgimento de alguns tipos de cancro, como o da próstata, do pulmão, da pele e o da mama.

Além disso, estudos mais recentes têm investigado a possibilidade de se usar o extrato da romã para o tratamento de diversos tipos de cancro, principalmente pela função da urolitina B e do ácido galático, que são compostos encontrados na casca, nas folhas e nas sementes da fruta e que têm uma ação antioxidante potente que diminui ou inibe a proliferação das células cancerígenas.

romã
Muitos dos benefícios estão na casca e nas folhas deste fruto. (Imagem criada por IA)

Quanto ao Alzheimer, como já reforçamos, as sementes e a casca da romã têm compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, que ajudam a equilibrar as funções dos neurónios, melhorando a memória e prevenindo o surgimento desta doença.

Estas propriedades são encontradas especialmente na casca da romã, parte da fruta que contém 10 vezes mais antioxidantes quando comparada à polpa.

Também por ser rica em potássio, a romã evita as câimbras e melhora a hidratação do corpo, auxiliando na reposição do que foi perdido na sudorese, durante o exercício dos atletas.