Conheça a vila que fica no interior da cratera de um vulcão e fala português
Existe uma povoação que se situa no interior da cratera de um vulcão, em que se fala português e que pode ser visitada por turistas. Saiba porque é tão especial!
Nos primórdios, canais naturais que favoreciam a infiltração da água do mar alimentaram a cratera de Pedra de Lume, o que provocou a génese de depósitos de sal-gema que se iam acumulando após a evaporação. Neste local é estimado um número superior a 50 milhões de toneladas de sal-gema.
A história das salinas de Pedra de Lume
No final do século XVII teve início a exploração de sal, que foi crucial para o crescimento económico e desenvolvimento da ilha do Sal, Cabo Verde. No auge da indústria, a ilha do Sal chegou a exportar mais de 30 mil toneladas anuais, com Brasil a assumir-se como o principal mercado até ao final do século XIX.
Porém, as alterações nas políticas do comércio, bem como a concorrência à escala global conduziram a um declínio da indústria salina no século XX.
Entre os anos 20 e 30 do século XX nasceu uma nova era em Pedra de Lume, graças à chegada da companhia francesa Salins du Cap Vert, que introduziu um teleférico para o transporte do sal e procedeu à abertura de um túnel que facilitou o acesso às salinas, modernizando a extração.
Na atualidade, a produção de sal é limitada, sendo principalmente orientada para produtos cosméticos e terapêuticos.
Saiba o que visitar se viajar para Pedra de Lume
Das caminhadas em redor da cratera aos banhos terapêuticos em lagoas salgadas que possuem uma concentração de sal 27 vezes maiores do que a água marinha, as Salinas de Pedra de Lume proporcionam experiências únicas. Este majestoso local, dotado de flutuação natural e de minerais presentes na água, exibe-se como um autêntico spa.
Visitantes e turistas têm a possibilidade de explorar as ruínas do antigo teleférico e a vila piscatória, e ainda de desfrutar de uma esplêndida paisagem. As salinas distam cerca de 6 km de Espargos e 25 km de Santa Maria, com a acessibilidade facilitada por táxi, mota ou transporte próprio.
Pedra de Lume, uma das 7 Maravilhas de Cabo Verde e a combinação perfeita de história, natureza e cultura
A importância histórica, geológica e cultural das Salinas de Pedra de Lume levou este local a ser classificado como reserva natural protegida, que aspira a ser reconhecido como Património Mundial pela UNESCO. No ano 2013, as Salinas de Pedra de Lume foram eleitas uma das 7 Maravilhas de Cabo Verde.
A povoação de Pedra de Lume, inserida na cratera de um vulcão, representa a combinação perfeita de história, natureza e cultura, assumindo-se como um dos locais mais deslumbrantes de Cabo Verde e um destino muito atrativo para quem visita a ilha do Sal.
Referências da notícia
Esta povoação vive no interior de uma cratera de vulcão, produz sal e fala português. Postal do Algarve. 12 Janeiro 2025.
Salinas de Pedra de Lume - Ilha do Sal. Feel Cabo Verde.