Confirmado: no domingo haverá chuva intensa, vento forte e trovoada nestes 14 distritos
Como avançamos nas últimas previsões, este fim de semana previa-se chuvoso em Portugal continental. Agora confirmamos esse cenário que se verifica devido à aproximação e consequente passagem de um rio atmosférico.
À semelhança dos últimos dias, o dia de hoje será nublado, podendo contar com algumas abertas nas regiões Centro e Sul, e a este da Barreira de Condensação, a partir das últimas horas da tarde.
Amanhã, a nebulosidade deverá voltar a todo o território, pelo menos até ao final da manhã, podendo esta dissipar-se, mantendo-se apenas no litoral do país, especialmente no Douro e Minho.
Será nestas duas zonas, principalmente no Minho que também poderão ser registados alguns períodos de precipitação, por vezes intensa, devido à aproximação de um rio atmosférico.
Novo rio atmosférico reforçará a chuva e será acompanhado de vento e trovoada já a partir de domingo
Este rio atmosférico deverá afirmar-se no domingo, resultando em precipitação mais abundante no Norte que, ao longo do dia, se alastrará para a região Centro do país, podendo chegar ao Alto Alentejo, ainda que com menos expressão.
O vento também se irá intensificar na madrugada de domingo, com maior velocidade na costa litoral noroeste, acalmando com o passar das horas. Já as rajadas serão bastante intensas na região Norte, principalmente a oeste da Barreira de Condensação, como podemos verificar abaixo. Esta intensificação poderá alastrar-se para a região Centro, perdendo força com o passar do tempo.
Também a atividade elétrica poderá voltar à nossa geografia já nas primeiras horas da manhã do mesmo dia, dando entrada pelo Minho, afetando Viana do Castelo e Braga, podendo alastrar-se até aos distritos do Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém e Castelo Branco, à medida que as horas passam.
Mesmo com uma pequena melhoria do estado de tempo nas últimas horas do fim-de-semana, segunda-feira também se adivinha chuvosa, especialmente para as regiões Norte e Centro, a partir das primeiras horas da tarde. Também neste dia, a chuva será acompanhada de trovoada, como podemos verificar no mapa abaixo. Na segunda-feira, os distritos mais afetados serão Lisboa, Setúbal, Santarém e Castelo Branco, podendo Portalegre registar também alguma trovoada no norte do distrito.
Apesar desta instabilidade atmosférica, espera-se um fim-de-semana ameno, do ponto de vista das temperaturas. Contudo, podemos esperar uma ligeira diminuição das mesmas na segunda-feira, com os termómetros a não ultrapassarem os 23 ºC em Évora, Beja e Faro, que serão os distritos mais quentes.
Para continuar a par desta e de mais informações, mantenha-se atento às nossas previsões.